Página Principal Página Principal
Últimas notícias
Procurar notícias
  Categorias
Acessibilidade
Comunicação e Marketing
Educação
Evento
Licitação
Meio Ambiente
Obras e Manutenção
Prestação de Serviço
Qualidade de Vida
Relações Internas
Segurança
Tecnologia da Informação
 

 
  Notícias
OBRAS E MANUTENÇÃO - 24/01/2013 19:49
ALCKMIN DÁ INÍCIO ÀS OBRAS DO COMPLEXO PRESIDENTE ALTINO II E ENTREGA OITO TRENS
Com essas composições, a frota operacional da Linha 8 está 100% renovada; trens são equipados com tecnologia de ponta e ar-condicionado

O governador Geraldo Alckmin deu início nesta quinta-feira, 24, às obras do Complexo de Manutenção Presidente Altino II, destinado à realização da manutenção da frota de trens, que vem sendo renovada e ampliada nos últimos anos. O novo empreendimento faz parte do programa de modernização das linhas da CPTM, que está recapacitando a infraestrutura do sistema ferroviário e das estações.

"O pátio Presidente Altino é um dos grandes pátios da CPTM e passará a ter 30 mil m² a mais, quase o triplo do tamanho. Trata-se de uma obra importante para a manutenção completa dos trens, como a parte mecânica e eletrônica", frisou Alckmin.

Ainda durante o evento, foram entregues mais oito novos trens para a Linha 8-Diamante [Júlio Prestes - Itapevi] da CPTM. Com essas composições, a frota operacional da Linha 8 já está 100% renovada. "Trens zero km, corredor contínuo, ar condicionado e motorização maior. São 288 carros novos na Linha 8, 60 a mais do que tinha. Número maior de carros para atender melhor a população", afirmou o governador.

Por fim, Alckmin inspecionou veículos de alta precisão adquiridos para o parque de máquinas de manutenção.

Complexo de Manutenção Presidente Altino II
O investimento no Complexo de Manutenção Presidente Altino II é da ordem de R$ 165 milhões e vai gerar 450 novos empregos. A área de 30 mil m², equivalente a quatro campos de futebol, abrigará oficina de revisão geral e reforma de trens; laboratório eletrônico; além de áreas para armazenamento de materiais e resíduos industriais, bem como suporte para empregados [vestiários, refeitório e sanitários].

O principal galpão terá 15,5 mil m², com capacidade para realizar, simultaneamente, serviços de revisão em seis trens compostos de quatro carros cada, permitindo que nas oficinas fiquem concentrados os trabalhos de manutenções de rotina. Em outra área de 5.700 m², serão feitas pintura e lavagem de componentes e peças utilizados nos trens, além da manutenção de motores elétricos. A unificação dos laboratórios, em um único local, também otimizará a mão-de-obra e o uso de equipamentos e infraestrutura, entre outros benefícios.

Renovação da frota
Os oito novos trens entregues nesta quinta-feira fazem parte dos 105 adquiridos para a CPTM, desde 2006, totalizando 90 novas composições em operação. Fabricados pela CAF, em Hortolândia/SP, os trens contam com oito carros e salão contínuo de passageiros [passagem livre entre os carros]. Com 170 metros de comprimento, estão equipados com sistema de monitoramento por meio de câmeras instaladas no interior e na parte externa. Além disso, são acessíveis para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e dotados de dispositivos para orientar usuários com deficiências auditiva [mapa dinâmico] e visual [áudio].

Até o fim deste ano, serão entregues gradativamente mais 15 composições, das quais, seis destinadas para incrementar a frota da Linha 8 e nove para o Expresso Leste. Em continuidade ao programa de modernização e expansão, a CPTM está preparando licitação internacional para a aquisição de mais 65 composições de oito carros, totalizando 520 carros.

Equipamentos de alta precisão para manutenção da via férrea
Nos últimos anos, a CPTM investiu cerca de R$ 57 milhões na ampliação e capacitação de seu parque de máquinas de manutenção, com a aquisição de veículos auxiliares ferroviários de alta precisão. Fabricados com tecnologia de ponta, os equipamentos estão sendo usados, desde o segundo semestre do ano passado, nos serviços de inspeção e manutenção dos sistemas de via e rede aérea de energia.

Os dois novos veículos são equipados com motor diesel de última geração, fabricados de acordo com as atuais exigências de emissão de poluentes, respeitando-se o meio ambiente e facilitando a sua utilização em túneis e demais ambientes com baixos níveis de ventilação.

Um dos destaques é o carro-controle modelo EM100U, considerado um dos mais modernos do mundo, capaz de identificar fissuras e falhas internas nos trilhos. Outra aquisição de peso foi o conjunto de máquina desguarnecedora e escarificadora de lastro, que tem como função retirar toda a brita sem mexer nos dormentes ou trilhos, além de um veículo lançador e recolhedor de cabos da rede aérea de alimentação de trens.

 

    Imprimir esta notícia   
 
Leia também...

Obras de modernização alteram circulação no feriadão
Primeiro trimestre de 2014 registra 5% de aumento no número de usuários transportados nos trilhos de
Música instrumental celebra o Dia Nacional do Choro na Estação da Luz
Projeto de Incentivo à Leitura retorna à Estação Comandante Sampaio da CPTM
Festa do Divino antecipa Expresso Turístico de Mogi
Secretaria dos Transportes Metropolitanos participará da Feira Internacional de Reabilitação
Estação Júlio Prestes da CPTM recebe acervo do Museu da Companhia Paulista
Obras de modernização alteram circulação nas linhas 7-Rubi e 11-Coral
Dois novos trens série 9000 entram em operação no Expresso Leste, Linha 11-Coral
Secretaria dos Transportes Metropolitanos participará da Feira Internacional de Reabilitação

Ver todas as notícias....
 
  © 2005-2014 CPTM - Internet