Página Principal Página Principal
Últimas notícias
Procurar notícias
  Categorias
Acessibilidade
Comunicação e Marketing
Educação
Evento
Licitação
Meio Ambiente
Obras e Manutenção
Prestação de Serviço
Qualidade de Vida
Relações Internas
Segurança
Tecnologia da Informação
 

 
  Notícias
OBRAS E MANUTENÇÃO - 15/07/2013 14:37
GOVERNO DO ESTADO ENTREGA VIADUTO CAIEIRAS
O governador Geraldo Alckmin entregou nesta segunda-feira, 15, o Viaduto Caieiras, que faz o cruzamento em desnível da Rodovia Tancredo Neves [SP-332], no município de Caieiras, com a Linha 7-Rubi [Luz-Francisco Morato].

A obra foi realizada pela CPTM e foi entregue ao DER [Departamento de Estradas e Rodagens]. Inicialmente, estima-se que cerca 20 mil veículos utilizem o viaduto diariamente.
Nessa etapa, o viaduto será liberado para o tráfego visando à transposição da Rodovia Tancredo Neves sobre a via férrea, evitando assim a utilização de uma passagem em nível que, futuramente, com a conclusão total da obra, será eliminada.

A obra terá continuidade para construção das duas alças do acesso Sul, uma em direção à cidade de Caieiras, vindo de Franco da Rocha, e outra para acessar o viaduto sentido Franco da Rocha, vindo da Cidade de Caieiras. Além disso, será construído o passeio para pedestres, com rota podotátil até a estação Caieiras.

"O viaduto já está aberto ao trânsito", anunciou Alckmin. "Até novembro, as alças de acesso também estarão prontas. A obra vai beneficiar Caieiras e toda a região", completou o governador.

Modernização das estações e novos trens

Durante a entrega do viaduto Caieiras, o governador Alckmin anunciou que a partir de setembro chegarão novas composições que permitirão uma redução no tempo de espera entre os trens da Linha 7-Rubi da CPTM. No horário de pico, os intervalos diminuirão de seis para quatro minutos.

Alckmin apresentou ao Governo Federal, na semana passada, projetos de mobilidade urbana para o Estado de São Paulo, com base no Pacto de Mobilidade, por meio do qual será repassado aos Estados, entre recursos do orçamento e financiamentos, cerca de R$ 50 bilhões. Um dos projetos é a modernização de 30 estações da CPTM, das quais 12 estão na Linha 7-Rubi. São elas: Caieiras, Baltazar Fidelis, Botujuru; Campo Limpo Paulista; Água Branca, Vila Clarice, Pirituba, Jaraguá, Perus, Várzea Paulista e Jundiaí.

Atualmente, três estações da Linha 7 estão sendo reconstruídas: Franco da Rocha, Francisco Morato e Jaraguá. Além dessas, a linha ganhará nova estação neste ano. Trata-se de Vila Aurora, que está sendo construída entre as estações Jaraguá e Perus.
A CPTM está trabalhando para adequar suas 89 estações às exigências de acessibilidade: 12 estão em obras e 38 já são acessíveis, de acordo com as normas vigentes. O investimento para tornar todas as estações acessíveis é da ordem de R$ 2,3 bilhões.

Além da modernização das estações, a infraestrutura da Linha 7, a exemplo das demais linhas que integram a CPTM, também está sendo recapacitada com a implantação de novos sistemas de sinalização, telecomunicação, energia, rede aérea e via permanente. As obras permitirão que os novos trens que já estão sendo entregues para a frota da CPTM tenham melhor desempenho, com impacto na redução do intervalo e aumento da oferta de lugares.

Com 420 mil usuários por dia útil, a Linha 7 atende a sete municípios: São Paulo, Caieiras, Franco da Rocha, Francisco Morato, Campo Limpo Paulista, Várzea Paulista e Jundiaí.

 

    Imprimir esta notícia   
 
Leia também...

Alckmin entrega estações Amador Bueno e Santa Rita
Estação Brás da CPTM sedia Semana do Empregado Doméstico
Obras de modernização alteram circulação no feriadão
Primeiro trimestre de 2014 registra 5% de aumento no número de usuários transportados nos trilhos
Música instrumental celebra o Dia Nacional do Choro na Estação da Luz
Projeto de Incentivo à Leitura retorna à Estação Comandante Sampaio da CPTM
Festa do Divino antecipa Expresso Turístico de Mogi
Secretaria dos Transportes Metropolitanos participará da Feira Internacional de Reabilitação
Estação Júlio Prestes da CPTM recebe acervo do Museu da Companhia Paulista
Obras de modernização alteram circulação nas linhas 7-Rubi e 11-Coral

Ver todas as notícias....
 
  © 2005-2014 CPTM - Internet