O que é o Expresso Turístico?
 
O que é o Expresso Turístico?
Quero viajar no Expresso Turístico. Como eu faço?
Datas, vagas e tarifas
Trajetos
  - Luz – Jundiaí
  - Luz – Mogi das Cruzes
  - Luz – Paranapiacaba
Vagão bicicletário
O trem
É fácil chegar a Estação da Luz?
Galeria de Fotos
Envie este link para um amigo
Atendimento ao Usuário
0800 055 0121
Trajetos
  Luz – Jundiaí  
   Luz – Mogi das Cruzes  
   Luz – Paranapiacaba
       

Os mesmos trilhos que impulsionaram o desenvolvimento do Estado de São Paulo a partir da segunda metade do século XIX estão de volta para levá-lo a uma viagem inesquecível por meio da história, da cultura, da arquitetura e do meio ambiente.

O Expresso Turístico é um serviço ferroviário inaugurado em 18 de abril de 2009 pela Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos e pela CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). Tem como objetivo integrar pontos de interesse turístico localizados ao longo da malha férrea.

A viagem é feita a bordo de uma composição, formadas por dois carros de aço inoxidável fabricados no Brasil na década de 60 e tracionados por uma locomotiva a diesel, da CPTM. Cedidos pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), os vagões foram totalmente restaurados pela CPTM. Ao longo do percurso sobre os trilhos, monitores dão informações históricas sobre a ferrovia paulista e as estações da CPTM.

O serviço foi desenvolvido para aqueles que enxergam na ferrovia, muito mais que um meio de transporte eficiente para os seus deslocamentos, uma excelente oportunidade para conhecer sua história, criando uma nova opção de turismo na Região Metropolitana de São Paulo.

Roteiros

Atualmente, há três opções de trajeto: Luz-Jundiaí, Luz-Mogi das Cruzes e Luz-Paranapiacaba. O trem sai da Estação da Luz, da CPTM, um dos mais importantes marcos arquitetônicos do país e um dos poucos monumentos da cidade tombados pelos órgãos de preservação do município, do Estado e da União. No caso do trajeto Luz-Paranapiacaba, o passageiro pode optar por realizar o embarque e desembarque na Estação Prefeito Celso Daniel-Santo André (Linha 10-Turquesa, da CPTM), com tarifa diferenciada.

Para melhor desfrutar os atrativos de cada região, os passageiros podem adquirir roteiros turísticos para complementar o passeio nas cidades de destino. O bilhete da CPTM não contempla esses passeios, que devem ser adquiridos diretamente nas agências de turismo. Para facilitar ao turista, na Estação da Luz, ao lado da bilheteria do Expresso Turístico, está instalado balcão da Agência Rizzatour.

 

Clique para baixar
 
Prêmio
Ministério do Turismo
Expresso Turístico está entre as “melhores práticas” indutoras do turismo regional, segundo o Ministério do Turismo
 
Vagão bicicletário
 
Video do Expresso Turístico
 
Reportagem de Ignácio de Loyola Brandão
 

 
Estação da Luz
Tripulação do Expresso Turístico

   Iniciativa:   Realização:
CPTM Governo do Estado de São Paulo
   Apoio:
Prefeitura de Jundiaí Prefeitura de Mogi das Cruzes Prefeitura de Santo André
São Paulo, um estado, muitos destinos Iphan Associação Brasileira de Preservação Ferroviária

© 2005-2014 CPTM - Internet