Trem Expresso Jundiaí
Primeira viagem comercial
realizada em 25/04/2009
 
O que é o Expresso Turístico?
Quero viajar no Expresso Turístico. Como eu faço?
Datas, vagas e tarifas
Trajetos
  - Luz – Jundiaí
  - Luz – Mogi das Cruzes
  - Luz – Paranapiacaba
Vagão bicicletário
O trem
É fácil chegar a Estação da Luz?
Galeria de Fotos
Envie este link para um amigo
Atendimento ao Usuário
0800 055 0121

A apenas 60 km da capital paulista, Jundiaí e as cidades vizinhas reservam uma série de atrações que podem ser feita pelo viajante do Expresso Turístico. Uma delas é o Museu Ferroviário, da Cia. Paulista de Estradas de Ferro, que praticamente desenhou o mapa ferroviário do interior de São Paulo. Há também as belezas naturais da Serra do Japi com suas trilhas e caminhadas, e o Circuito das Frutas, uma viagem nas fazendas produtoras de uva, morango, caqui, figo etc no entorno da cidade. Isso sem falar da bela arquitetura local, parques e feiras de artesanato.

A viagem

O trajeto é realizado semanalmente aos sábados, com partida às 8h30 na Estação da Luz e retorno às 16h30 na Estação Jundiaí. A viagem é feita a bordo de uma charmosa locomotiva da década de 50, totalmente reformada.

O trem segue pela estrada de ferro implantada em 1867 pela antiga SPR (São Paulo Railway Co.), empresa de capital inglês. Essa foi a primeira ferrovia de São Paulo e foi construída para levar, principalmente, o café produzido na região de Jundiaí até o Porto de Santos.

Atualmente chamada Linha 7-Rubi, ela ainda conta com estações construídas pela SPR, facilmente identificadas pela arquitetura em estilo inglês, como Perus, Caieiras e Jaraguá. Durante a viagem, que dura cerca de 1h30, monitores do Expresso Turístico fornecem informações históricas sobre a ferrovia.

Confira datas, vagas e tarifas

Veja aqui o trajeto do Trem Expresso Jundiaí

Opções de turismo

A empresa Rizzatour oferece roteiros turísticos em Jundiaí, que são pagos à parte e não estão inclusos na tarifa do Expresso Turístico. Esses roteiros opcionais não são de responsabilidade da CPTM e são pagos diretamente à agência de turismo, que mantém um balcão ao lado das bilheterias do Expresso Turístico, na Estação da Luz.

Saiba mais sobre os roteiros oferecidos pela Rizzatour:

Caso o turista prefira fazer seu próprio roteiro, desfrutando as atrações da cidade, indicamos que visite o site da Prefeitura de Jundiaí, que possui dicas de turismo.

Panfleto em formato digital

(PDF - 4,8 MB)
 
Circuito das frutas
Museu Ferroviário
Serra do Japi
Estação Jundiaí
Estação Jundiaí

© 2005-2014 CPTM - Internet