Expresso Turístico Mogi das Cruzes
Primeira viagem comercial
realizada em 14/06/2009
 
O que é o Expresso Turístico?
Quero viajar no Expresso Turístico. Como eu faço?
Datas, vagas e tarifas
Trajetos
  - Luz – Jundiaí
  - Luz – Mogi das Cruzes
  - Luz – Paranapiacaba
Vagão bicicletário
O trem
É fácil chegar a Estação da Luz?
Galeria de Fotos
Envie este link para um amigo
Atendimento ao Usuário
0800 055 0121

Localizada a 48 Km da capital paulista, Mogi das Cruzes compõe o grupo de municípios que formam o Alto Tietê, região próxima à nascente do Rio Tietê. A cidade, com cerca de 370 mil habitantes, é cortada pelas serras do Mar e do Itapeti.

Integrante do Cinturão Verde de São Paulo, atualmente Mogi é conhecida como centro produtor de flores, com destaque para as orquídeas, herança da forte presença japonesa na cidade na primeira metade do século 20. Além do Circuito das Flores, a cidade oferece outras atrações turísticas, como as igrejas da Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo. Trata-se de um importante pólo musical, já que no século 17 a região foi referência na produção de música barroca.

A viagem

Em 2011 0 trajeto, que dura cerca de 1h30, está sendo realizado nos segundos domingos de cada mês, com partida às 8h30 na Estação da Luz e retorno às 16h30 na Estação Mogi das Cruzes.

Ao deixar a capital paulista, o Expresso Turístico toma a direção dos trilhos da antiga Estrada de Ferro Central do Brasil, ferrovia construída ainda no Império, em 1877, para ligar o Rio de Janeiro a São Paulo.

Atualmente esse trecho integra a Linha 12-Safira da CPTM, que conecta o Brás à Estação Calmon Viana. O trecho é conhecido como “variante” à atual Linha 11-Coral/Expresso Leste, que foi aberta ao tráfego em 1934. Nesse caminho restaram duas estações com prédios da década de 1920, Calmon Viana e Aracaré.

Durante o século 20, passaram por essa linha os mais importantes trens de passageiros de longo percurso que o Brasil já viu, ligando São Paulo ao Rio de Janeiro. Entre eles estavam o Cruzeiro do Sul, o Santa Cruz e, mais recentemente, o “Trem de Prata”, que operou até 1998.

Confira datas, vagas e tarifas

Clique aqui e veja o trajeto do Expresso Turístico

Opções de turismo

A empresa Rizzatour oferece roteiros turísticos em Mogi das Cruzes, que são pagos à parte e não estão inclusos na tarifa do Expresso Turístico. Esses roteiros opcionais não são de responsabilidade da CPTM e são pagos diretamente à agência de turismo, que mantém um balcão ao lado das bilheterias do Expresso Turístico, na Estação da Luz.

Saiba mais sobre os roteiros oferecidos pela Rizzatour:

O turista também pode optar por fazer seu próprio roteiro na cidade. Confira no site da Prefeitura de Mogi das Cruzes mais detalhes sobre as atrações.


Panfleto em formato digital

(PDF - 4,8 MB)
Video do Expresso Turístico
Igreja do Carmo
Parque das Neblinas
Orquidário
Trem na plataforma da estação Mogi das Cruzes

© 2005-2014 CPTM - Internet   
//