Expresso Turístico Luz – Paranapiacaba
Primeira viagem comercial
realizada em 19/09/2010
 
O que é o Expresso Turístico?
Quero viajar no Expresso Turístico. Como eu faço?
Datas, vagas e tarifas
Trajetos
  - Luz – Jundiaí
  - Luz – Mogi das Cruzes
  - Luz – Paranapiacaba
Vagão bicicletário
O trem
É fácil chegar a Estação da Luz?
Galeria de Fotos
Envie este link para um amigo
Atendimento ao Usuário
0800 055 0121

Expresso Turístico Paranapiacaba

Esse é o mais novo trajeto do Expresso Turístico. Localizada no município de Santo André (SP), Paranapiacaba é uma charmosa vila de arquitetura inglesa que já se candidatou a Patrimônio Mundial da Humanidade e foi testemunha de uma importante fase de expansão da tecnologia ferroviária no Brasil na segunda metade do século XIX. Lá, os passageiros poderão conhecer diversas atrações culturais e ecológicas, como o Museu do Castelinho, o Parque Natural Municipal Nascentes de Paranapiacaba e a Casa da Memória.

A viagem

O trajeto está sendo realizado aos domingos, exceto nos segundos do mês. O passageiro tem a opção de embarcar às 8h30 na Estação da Luz ou às 9h00 na Estação Prefeito Celso Daniel-Santo André (Linha 10-Turquesa, da CPTM). O retorno ocorre às 16h30 em Paranapiacaba, com parada na Estação Prefeito Celso Daniel-Santo André. Atenção: No ato da compra do bilhete, o passageiro define em qual das estações prefere realizar o embarque e o desembarque.

A viagem é feita a bordo de uma composição, formadas por dois carros de aço inoxidável fabricados no Brasil na década de 50 e tracionados por uma locomotiva da década de 1950, totalmente reformada. O percurso de 48 Km leva 1h30 e é realizado ao longo da atual Linha 10-Turquesa, proporcionando ao turista uma viagem no tempo. Entre os destaques estão as estações Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, tombadas recentemente pelo patrimônio histórico de São Paulo. Elas foram construídas pela antiga empresa britânica SPR (São Paulo Railway) ― primeira ferrovia paulista, inaugurada em 1867.

Além disso, é possível encontrar em operação em Paranapiacaba a segunda locomotiva mais antiga do Brasil, que pertenceu à SPR e hoje integra o acervo da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF). Anualmente, no mês de julho, a vila também é palco do tradicional Festival de Inverno de Paranapiacaba, que reúne estrelas da MPB, rock, música clássica e atrações internacionais.

Confira as datas, vagas e tarifas das viagens do Expresso Turístico

Clique aqui e veja o trajeto percorrido

Opções de turismo

A empresa Rizzatour oferece roteiros turísticos em Paranapiacaba, que são pagos à parte e não estão inclusos na tarifa do Expresso Turístico. Esses roteiros opcionais não são de responsabilidade da CPTM e são pagos diretamente à agência de turismo, que mantém um balcão ao lado das bilheterias do Expresso Turístico, na Estação da Luz.

Saiba mais sobre os roteiros oferecidos pela Rizzatour

Caso o turista prefira fazer seu próprio roteiro, desfrutando as atrações da cidade por conta própria, sugerimos que visite o site da Prefeitura de Santo André (http://www2.santoandre.sp.gov.br/page/2313/49), que possui dicas de turismo.

 


Panfleto em formato digital

(PDF - 4,8 MB)
 
Relógio - estação Paranapiacaba
Estação Paranapiacaba
Museu Castelinho - Paranapiacaba
Antigas oficinas - Paranapiacaba

© 2005-2014 CPTM - Internet