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  Programa de Investimentos nos Transp. Metropolitanos de São Paulo-Linha 11
 

Situação do Programa de Modernização da Linha 11-Coral da CPTM
Financiamento BIRD – Contrato de Empréstimo nº 7820-BR - Fevereiro de 2014


  • O PROJETO

O Projeto Modernização da Linha 11 tem como objetivo atender a demanda reprimida, expandindo a oferta dos serviços com novos padrões de conforto, regularidade, confiabilidade e segurança, reduzindo-se os intervalos entre trens de 7 para 5 minutos.

A demanda projetada com os benefícios deste novo padrão de serviço qualificará as Linhas da CPTM para absorver o incremento de passageiros, de 387 para 560 mil por dia útil.

Os principais objetivos específicos são:

  • O desenvolvimento de ações e estratégias para melhorar o desempenho do sistema metroferroviário, de forma a atender a demanda com maior conforto e rapidez no deslocamento da população aos centros urbanos para, trabalho, educação, saúde e lazer;
  • A melhoria das condições de vida, com redução do tempo de viagem gasto pela população em deslocamentos;
  • A redução da emissão de poluentes atmosféricos em decorrência do aumento da oferta de trens com a consequente diminuição da circulação de veículos automotores, gerando economia de combustível e desafogo no trânsito.

O investimento total previsto é de US$ 161,46 milhões, obtidos através de financiamento pelo Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento – BIRD (US$ 112,91milhões) e de recursos disponibilizados pelo Estado de São Paulo (US$ 48,55 milhões).

Esses recursos serão utilizados para a aquisição de novos trens, bem como para a realização de estudos e ações para o fortalecimento institucional dos órgãos públicos envolvidos e para o desenvolvimento das políticas de transporte urbano integrado na RMSP.

O Projeto tem prazo previsto de 48 meses, com início em Out/2010 e término em Out/2014.

  • CONTRATAÇÕES

As principais contratações necessárias à implantação do Projeto já realizadas são:

    • Fornecimento de 9 trens – ALSTOM DO BRASIL;
    • Gerenciamento e Supervisão de Fabricação e Montagem dos 9 Trens – Consórcio INECO/ARCADIS Logos;
    • Auditoria Financeira do Programa: Sá Leitão S.A.
  • SITUAÇÃO DA IMPLANTAÇÃO

    • Fornecimento de 09 trens:

      1. O Projeto Básico está aprovado e o Projeto Executivo encontra-se em revisão;
      2. As entregas (TLI) dos trens 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9 ocorreram em 16/10/2012, 07/12/2012, 26/12/2012, 21/01/2013, 20/02/2013, 14/03/2013, 27/03/2013, 17/04/2013 e 18/07/2013 respectivamente;
      3. Emitidos os CRPs do 4º e 5º trem em 21/11/13 e 26/02/14 respectivamente;
      4. Concluída a inspeção final parcial do trem 3;
      5. Em andamento a retirada de pendências do TLI, dos Trens 1, 2, 3, 6, 7, 8 e 9. Responsável pela ação: ALSTOM.
      6. Entregue em 28/02/2013 os ATCs dos Trens 1, 2 e 3;
      7. Entregue em 25/03/2013 os ATCs dos Trens 4, 5 e 6;
      8. Entregue em 06/05/2013 os ATCs dos Trens 7, 8 e 9.

    • Gerenciamento do Programa e Supervisão de Fabricação dos Trens:

      1. Contrato assinado em 10/outubro/2011. OS emitida em 10/outubro/2011;
      2. O site de acompanhamento da fabricação dos trens está em operação;
      3. Em andamento as atividades de inspeção;
      4. Acompanhamento dos testes dinâmicos e estáticos dos Trens;
      5. Acompanhamento da retirada de pendências dos trens.

Todos os fornecimentos previstos no Projeto deverão desenvolver-se até Jul/2013, estando prevista, a partir de então, a realização de atividades de monitoramento do desempenho dos serviços prestados aos usuários e do impacto no sistema de transportes públicos e no sistema viário da RMSP, até out/2014, quando se encerrará o Projeto.

 
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