Expresso Turístico




Expresso Turístico

Os mesmos trilhos que impulsionaram o desenvolvimento do Estado de São Paulo a partir da segunda metade do século XIX estão de volta para levá-lo a uma viagem inesquecível por meio da história, da cultura, da arquitetura e do meio ambiente.

O Expresso Turístico é um serviço ferroviário inaugurado em 18 de abril de 2009 pela Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos e pela CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). Tem como objetivo integrar pontos de interesse turístico localizados ao longo da malha férrea.

A viagem é feita a bordo de uma composição, formadas por dois carros de aço inoxidável fabricados no Brasil na década de 60 e tracionados por uma locomotiva a diesel, da CPTM. Cedidos pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), os vagões foram totalmente restaurados pela CPTM. Ao longo do percurso sobre os trilhos, monitores dão informações históricas sobre a ferrovia paulista e as estações da CPTM.

O serviço foi desenvolvido para aqueles que enxergam na ferrovia, muito mais que um meio de transporte eficiente para os seus deslocamentos, uma excelente oportunidade para conhecer sua história, criando uma nova opção de turismo na Região Metropolitana de São Paulo.

Sobre o trem

O trem Expresso Turístico é formado por uma locomotiva a diesel, da CPTM, Alco RS-3 de 1952, que conduz dois carros de passageiros, de aço inoxidável, Budd – Mafersa fabricados no Brasil nos anos 60. Cedidos pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), os vagões foram totalmente restaurados nas oficinas da CPTM.

Eles pertenceram à Estrada de Ferro Araraquara (EFA), onde operaram a linha de longo percurso entre São Paulo (Estação da Luz), Campinas, Araraquara, São José do Rio Preto e Santa Fé do Sul. A linha, popularmente conhecida como “Araraquarense”, foi construída originalmente em bitola métrica e aberta em 1898, ligando Araraquara a Itaquerê (atual Bueno de Andrada).

Até 1955, só circulavam trens a vapor pela linha, com carros de madeira e composições que saiam de Araraquara. Com o alargamento da bitola, os trens começaram a sair da Luz. Nos anos 1960, quando foram adquiridos os carros Budd-Mafersa, as viagens passaram a ser feitas com carros-dormitório e carros-restaurante.

Na Fepasa (Ferrovia Paulista S.A.), esses carros trabalharam até meados de 1998, sendo os últimos trens de passageiros de longo percurso no estado de São Paulo. Os dois carros foram localizados e resgatados pela ABPF em Rio Claro, em meados de 2005, sendo na época solicitada a guarda destes à Rede Ferroviaria Federal SA (RFFSA). Em 2008, ambos foram cedidos para a CPTM com a finalidade de servirem ao Expresso Turístico.

Os carros são rebocados por locomotivas a diesel ALCO RS-3, fabricadas no Canadá nos anos 1950 e que ainda servem à CPTM nas atividades de manutenção e apoio à operação. As duas locomotivas foram preparadas pela CPTM recebendo nova pintura e a logomarca do Expresso Turístico. ​

Vagas e Calendário

Confira abaixo as datas de viagem e vagas disponíveis.

A programação está sujeita a alteração em função de necessidade operacional.

No dia da viagem: A CPTM solicita aos passageiros do Expresso Turístico que se apresentem na data da viagem com pelo menos 30 minutos de antecedência ao horário do embarque.

Reagendamento de viagem: O reagendamento de viagem pode ser feito uma única vez com até 72 (setenta e duas) horas de antecedência do horário de partida, mediante pagamento adicional de 30% sobre o valor da passagem.
Após esse período não será aceito pedido de reagendamento, ficando caracterizada a desistência de viagem. A solicitação de reagendamento de viagem deve ser feita na bilheteria em que foi adquirida a passagem.

Desistência: O passageiro que desistir da viagem poderá requerer a devolução de 70% do valor original da passagem quando solicitá-la com antecedência mínima de 30 (trinta) dias da data da viagem. Caso faça com menos de 30 (trinta) dias da data da viagem e até o horário previsto de partida da respectiva viagem, a devolução será de 50% do valor original da passagem. A solicitação de devolução deve ser feita na bilheteria em que foi adquirida a passagem.

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Tarifas (ida e Volta*)

Trajetos

Luz

Linha 7 - Rubi

Jundiaí

Luz

Linha 10 - Turquesa

Paranapiacaba

Luz

Linha 11 - Coral

Mogi das Cruzes

Descrição Tarifa
1 usuário R$ 50,00
1 usuário e 1 acompanhante R$ 82,00
1 usuário e 2 acompanhantes R$ 115,00
1 usuário e 3 acompanhantes R$ 148,00
Trajetos

Pref. Celso Daniel - Santo André

Linha 10 - Turquesa

Paranapiacaba

Descrição Tarifa
1 usuário R$ 44,00
1 usuário e 1 acompanhante R$ 77,00
1 usuário e 2 acompanhantes R$ 110,00
1 usuário e 3 acompanhantes R$ 143,00
Trajetos

Vagão bicicletário

Descrição Tarifa
1 bicicleta (ida e volta) R$ 7,00
2 bicicletas (ida e volta)
R$ 12,00
3 bicicletas (ida e volta) R$ 17,00
4 bicicletas (ida e volta)​ R$ 23,00
​Setor

Fretamento d​​e Carro

Descrição Tarifa
1 Carro - Antecedência de 120 dias
Tel: (11) 3353-4428
R$ 2.987,00

OBSERVAÇÃO: Pagamento somente em dinheiro.
                            Tarifas válidas a partir de 01/04/2018
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Onde Comprar

​A passagem do Expresso Turístico pode ser adquirida nas bilheterias das estações Luz e Prefeito Celso Daniel-Santo André, das 9h às 18h. Aos sábados e domingos, a bilheteria da Estação da Luz funciona a partir das 7h.​