Visão Geral 

A CPTM tem hoje 273 Km de linhas e 94 estações operacionais, atende 23 municípios e se apresenta como a melhor alternativa para atenuar o problema da mobilidade na Região Metropolitana de São Paulo promovendo constantemente obras de melhoria e modernização do sistema ferroviário por ela administrado.

Missão

Prestar serviço de transporte público propiciando mobilidade com excelência e acesso a serviços associados ao transporte, que tornem a experiência de optar pela CPTM única aos passageiros.

Visão

Ser o elo fundamental na cadeia intermodal de transporte de passageiros no Estado de São Paulo e aprimorar as opções e experiências dos cidadãos por meio de parcerias e inovações.

Valores

  • Comprometimento com a Transparência e Integridade;
  • Atitude de Dono em que cada funcionário tem o poder de fazer a diferença;
  • Respeito ao Meio Ambiente e aos Valores das Comunidades;
  • Zelo inegociável pela melhor técnica;
  • Foco na Inovação e no empreendedorismo.

Objetivos Estratégicos

 

  • Transformar o ambiente organizacional;
  • Promover uma cultura de empreendedorismo corporativo e inovação;
  • Aperfeiçoar um modelo gerencial sustentado na busca por excelência na gestão, projetos e processos de negócios;
  • Aprimorar o modelo de Gestão Financeira;
  • Implantar uma nova política de Comunicações Corporativas;
  • Regularizar a titularidade patrimonial e posse dos territórios sob domínio da CPTM e em aquisição;
  • Promover uma intensa política de segurança, saúde e meio ambiente;
  • Modernizar continuamente a rede da companhia;
  • Expandir os serviços de transporte.

 

CÓDIGO DE CONDUTA E INTEGRIDADE

O sucesso de uma empresa não depende, exclusivamente, da qualidade de seus serviços para ser considerada bem-sucedida. Na CPTM acreditamos que o sucesso está ligado, também, à credibilidade e para isso assumimos um compromisso imprescindível com a ética.

A fim de trabalharmos com padrões morais e éticos cada vez mais elevados, preparamos este material, que além de consolidar a missão, visão e valores, reafirma os princípios morais e éticos da CPTM.

O Código de Conduta e Integridade representa nosso compromisso em defender aquilo em que acreditamos, seguindo uma postura responsável, ética, transparente e de respeito mútuo. Além disso, direciona a forma como a empresa estabelece a relação com seus diversos públicos de interesse:dos passageiros, empregados, comunidade, sociedade em geral, meio ambiente, fornecedores e dirigentes.

Lembramos que o Código não tem o intuito de restringir o desenvolvimento dos negócios. Ao contrário, acrescenta valor, apoia o crescimento e a constante busca pela excelência.

O Código é válido por tempo indeterminado, deverá ser alterado sempre que necessário e deve ser distribuído a todos os integrantes da Empresa e colaboradores, que não poderão alegar, em qualquer hipótese ou sob qualquer argumento, desconhecimento das diretrizes e princípios nele constantes.


nova abordagem estratégica 

Acesse aqui o documento completo.

GEsTão

Governo do Estado de São Paulogovernador_doria.png
Governador do Estado de São PauloJoão Doria
Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanossecretario_baldy.png
SecretárioAlexandre Baldy de Sant'Anna Braga

 DIRETORIA EXECUTIVA

Companhia Paulista de Trens Metropolitanos - Diretoria Executiva

Diretor Presidente: Pedro Tegon Moro

Diretor Administrativo e Financeiro: Rodrigo Sergio Dias

Diretor de Operação e Manutenção: Luiz Eduardo Argenton

Diretor de Engenharia e Obras: Marcelo Jose Brandão Machado 

Diretor de Planejamento: Eduardo Jorge da Cunha Caldas Pereira


Dados Gerais

94

Número de estações

273 km

Extensão total
das linhas operacionais

2,8 milhões

PASSAGEIROS TRANSPORTADOS
(média por dia útil)

  Linhas Passageiros*
Linha Rubi RUBI (Luz - Jundiaí) 473,4 mil
Linha Diamante DIAMANTE (Júlio Prestes - Amador Bueno) 521,0 mil
Linha Esmeralda ESMERALDA (Osasco - Grajaú) 613,0 mil
Linha Turquesa TURQUESA (Brás - Rio Grande da Serra) 391,0 mil
Linha Coral CORAL (Luz - Estudantes) 752,8 mil
Linha Safira SAFIRA (Brás - Calmon Viana) 272,0 mil
​​​Jade.png JADE (Engº. Goulart - Aeroporto-Guarulhos) 13,3 mil​*
​​* Média por dia útil - Abr/2019.

Dados Cadastrais

CPTM

Companhia Paulista de Trens Metropolitanos
Endereço: Rua Boa Vista, nº 185, Centro
Cep: 01014-001 São Paulo - SP
CNPJ: 71.832.679/0001-23
Inscrição Estadual: 113.898.614-110
Estatuto Social