Acessibilidade​​​​​

A CPTM trabalha para adequar suas dependências às normas vigentes
de acessibilidade.​​
Imagem do funcionário da CPTM ajudando um deficiente físico na cadeira de rodas
Todos os empregados das estações estão habilitados para auxiliar pessoas com necessidades especiais durante o deslocamento nas suas dependências.

A CPTM trabalha para adequar suas dependências às normas vigentes de acessibilidade. Das 92 estações, 48 são adaptadas e mais quatro estão em obras: Eng. Goulart, Quitaúna, Jardim Belval e Jardim Silveira.

Outras 18 estações estão com os proje​tos de adequação contemplados no PAC da Mobilidade.

As obras não foram licitadas porque a​ CPTM aguarda a liberação dos recursos do Governo Federal. 

Para conferir os recursos de acessibilidade de cada estação, acesse a página de Linhas CPTM e clique na estação que desejar, diretamente no mapa.

A Companhia já realizou os processos necessários para a licitação, como elaboração de projetos, licenciamentos e pré-qualificação das empresas. No entanto, as leis de Licitação(8.666) e a de Responsabilidade Fiscal não permitem que o edital para contratação das obras seja publicado sem a garantia dos recursos que, no caso, estão previstos para vir da OGU(Orçamento Geral da União).

As novas estações vão di​spor de plataf​ormas totalmente cobertas, escadas rolantes e de todos os itens de acessibilidade(elevadores, rampas, corrimãos, pisos e rotas táteis, mapas em braile), além de assentos na plataforma, banheiros públicos comuns e sanitários exclusivos para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

O investimento necessário para tornar as estações acessíveis de acordo com as normas vigentes de acessibilidade é da ordem de R$ 2,3 bilhões.

​ 

* A partir de 31/12/2016, são consideradas concluídas as adequações de acessibilidade nas estações Jundiapeba, Jundiaí e Antônio João, que passam a oferecer uma rota acessível para uso de pessoas com deficiência e/ou com restrição de mobilidade.

VEJA TAMBÉM

 
GUIA
DE ACESSIBILIDADE NOS TRANSPORTES METROPOLITANOS
 
 
Termo
de compromisso de ajustamento de conduta
 
 
Tac luz
compromisso de ajustamento de conduta
 
​​Imagem da estação Domingos de Moraes
Estação Domingos de Moraes
Imagem da estação Calmon Viana
Estação Calmon Viana
Imagem da estação Julio Prestes
Estação Carapicuíba
Imagem da estação Itapevi
Estação Itapevi​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​