​​​​​​

arte ur​bana e grafite

​O grafite é uma forma de manifestação artística encontrada em espaços públicos que tomou corpo em Nova York, nos anos 1970, e s​e tornou um fenômeno mundial de relevância na arte contemporânea.

A CPTM lançou o Projeto Grafite em 2001, incentivando a conservação do patrimônio público junto ao público jovem. De imediato, ocorreu uma redução de vandalismo e pichação em trens e estações.

Desde então, a CPTM destacou-se nas parcerias com alguns dos principais expoentes da arte do grafite no Brasil. Em 2003, o projeto Grapixo, na estação Brás, contou com Os Gêmeos, Herbert, Nina, Ise, Vitche, Speto e artistas alemães.

A Copa Grafite, com temas relacionados à Copa do Mundo de Futebol de 2006, teve a participação de Rui Amaral, Nunca, Trikka, Boleta e Eymard Ribeiro. O projeto 30 Horas de Arte, em Domingos de Moraes, reuniu 150 artistas coordenados por Binho Ribeiro e Bonga.

Em 2009, o projeto Galeria de Arte a Céu Aberto levou o grafite a todas as linhas da CPTM. O projeto Homenagem a Michael Jackson, em 2010, reuniu seis artistas de destaque no cenário nacional e internacional: Binho, Bonga, Dingos, Graphis, Mauro e Nossa. Novas gerações continuam a trazer a arte urbana aos muros e estações da CPTM.​​​