Página Principal Página Principal

• A CPTM

• Missão, Visão e
Objetivos

• Carta de Valores

• Princípios Éticos

• Nossa História

• Diretoria Executiva

• Dados Gerais

• Dados Cadastrais

• Balanços e
Demonstrativos

• Conselho Fiscal e
Administrativo
(area restrita)
  Nossa História - Cronologia de eventos
Cronologia de eventos
 
2007
PASSAGEIROS TRANSPORTADOS – Alcançada a marca de 1,6 milhão de passageiros/dia, o dobro da média de 1999. Os intervalos entre trens passa a ser de seis minutos, nos horários de pico, nas atuais Linhas 9 e 11-Expresso Leste.
EXTENSÃO DA LINHA C – Anúncio da extensão da atual Linha 9 até a nova Estação Varginha, com modernização do sistema viário, construção de viadutos e arborização.
MODERNIZAÇÃO DA LINHA F – Anúncio da modernização da atual Linha 12, com investimento inicial de R$1,2 bilhão.
TREM DE GUARULHOS – Em 27 de abril, a STM – Secretaria dos Transportes Metropolitanos – abre, em sessão pública, as propostas contendo Estudos Técnicos, Econômicos e Financeiros do projeto.
TRENS REVITALIZADOS – Programa de modernização de frota, envolvendo 45 trens.
NOVOS TRENS – Além de 12 novos trens em processo de fabricação, a CPTM licitou a compra de mais 40 trens.
PROJETO CICLISTA CIDADÃO – A iniciativa, implantada em fevereiro, passou a permitir o acesso de bicicletas nos trens aos sábados, domingos e feriados.
BICICLETÁRIOS – A adoção deste serviço atendeu à estratégia da Secretaria dos Transportes Metropolitanos de dissemina-lo na Região Metropolitana de São Paulo. A CPTM passou a revitalizar espaços já existentes e iniciou a construção de novas áreas com esta destinação, com padrão visual e de funcionamento.
BILHETE FIDELIDADE – Com o objetivo de beneficiar os usuários de CPTM e do Metrô, o bilhete passou a oferecer descontos na compra de lotes de 20 passagens.
OPERAÇÃO PORTAS FECHADAS – Fim da circulação de trens com portas abertas na Linha F (atual Linha 12), a única em que esta situação ainda persistia.
Trens revitalizados
Trens revitalizados
Novos trens Linha 9 – Esmeralda
Novos trens Linha 9 – Esmeralda
Bicicletário estação Pinheiros
Bicicletários
   
2006
NOVO CCO – Inauguração do novo Centro de Controle Operacional, na Estação Brás, que gradualmente veio a unificar o controle das seis linhas operadas pela CPTM.
 
CCO unificado - Brás
CCO unificado - Brás
   
2005
NOVAS ESTAÇÕES – Início da construção das estações Jardim Helena, Jardim Romano e USP Leste (Linha F, atual 12 Safira), Autódromo, Interlagos e Grajaú (Linha C, atual Linha 9 Esmeralda).
BILHETE ÚNICO – Assinado convênio entre Estado e Município de São Paulo para implantação do Bilhete Único no sistema de transporte sobre trilhos, dentro da Região Metropolitana. A parceria CPTM/Metrô/SPTrans foi iniciada na Linhas C da CPTM (atual Linha 9) e na Linha 2 Verde do Metrô.
PROGRAMA BOA VIAGEM – Início do Programa, com investimento de R$ 388 milhões para recuperação, reforma e modernização de 45 trens.
INFORMATIZAÇÃO DAS ESTAÇÕES – A partir de junho, as 83 estações comerciais começam a ser informatizadas, resultando na economia de toneladas de papel impresso, formulários preenchidos à mão, anotações em antiquados livros de registro e pedidos de bilhetes por malotes, processos que passam a ser feitos eletronicamente.
Estação Jardim Romano
Estação Jardim Romano
Estação Autodromo
Estação Autodromo
Cartão do Bilhete Único
Cartão do Bilhete Único
Programa Boa viagem
Programa Boa viagem
   
2004
INTEGRAÇÃO NA LUZ – Início da integração gratuita na Estação Luz, beneficiando os usuários das linhas da CPTM e do Metrô.
MODERNIZAÇÃO DE ESTAÇÕES – Companhia inicia as modernizações das estações Osasco, Presidente Altino e Jurubatuba.
ESTAÇÃO REFERÊNCIA – Projeto-modelo de estação, que prioriza a gestão para alcançar alto padrão de serviços, iniciado em janeiro, na Estação Lapa.
Estação Luz
Estação Luz
Interligação CPTM/Metrô
Interligação CPTM/Metrô
Estação Referência Lapa
Estação Referência Lapa
   
2003
EXPRESSO LESTE ATÉ A LUZ – Trens do Expresso Leste, que antes tinham estação terminal no Brás, passaram a circular até a Luz.
GESTÃO CORPORATIVA PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇO – Modelo de gestão focado na melhoria dos indicadores de desempenho que interferem na qualidade do transporte oferecido.
CÂMERAS DE MONITORAMENTO – Implantado sistema de monitoramento com 802 câmeras de CFTV nas 83 estações comerciais. A medida auxiliou na redução das ocorrências e na solução de casos policiais.
Trem série 2000
Trem série 2000
   
2002
PROJETO SUL – CONTINUAÇÃO – Dinamização da Linha C (atual Linha 9) e entrada em operação da Linha 5 Lilás do Metrô. Esta linha foi construída pela CPTM e iniciou a operação com 9,4 km de extensão, dos quais 7 km de vias elevadas, 800m de vias subterrâneas e 1,6 km de vias de superfície.
Estação Giovanni Gronchi Linha 5 Lilás
Estação Giovanni Gronchi Linha 5 Lilás
Ponte Estaiada - Estação Sto. Amaro - Linha 5 Lilás
Ponte Estaiada - Estação Sto. Amaro - Linha 5 Lilás
 
Ponte Estaiada - Estação Sto. Amaro - Linha 5 Lilás
Ponte Estaiada - Estação Sto. Amaro - Linha 5 Lilás
   
2001
PROJETO INTEGRAÇÃO CENTRO – Desenvolvido pela STM – Secretaria de Transportes Metropolitanos, por intermédio da CPTM, abrangendo três estações da Companhia num trecho de 7 km: Brás, Luz e Barra Funda. O objetivo é facilitar o acesso ao eixo central da cidade. A média de usuários transportados por dia ultrapassa 1 milhão de pessoas.
PROJETO SUL – 1ª FASE – Linha C (atual Linha 9) recebeu várias melhorias ao longo de 24 km. Entraram em operação as novas estações Socorro, Granja Julieta, Morumbi, Berrini, Cidade Jardim, Hebraica-Rebouças e Vila Olímpia. Estas unidades somam-se a outras oito já existentes.
Estação Luz
Estação Luz
Estação Barra Funda
Estação Barra Funda
Estação Berrini
Estação Berrini
Estação Hebraica-Rebouças
Estação Hebraica-Rebouças
   
2000
EXPRESSO LESTE – Início da operação do Expresso Leste com novos trens equipados com ar-condicionado, bancos anatômicos e música ambiente. Entrega de quatro modernas estações: Corinthians-Itaquera, Dom Bosco, José Bonifácio e Guaianazes. Média de usuários transportados pela CPTM retoma o crescimento: 869mil/dia.
Trem série 2000 - Expresso Leste
Trem série 2000 - Expresso Leste
 
  © 2005-2014 CPTM - Internet