Notícias

Voltar para Notícias Eventos | 20/04/2016 19:41:56

 

​​​​“Olhares sobre a Cachoeirinha” desembarca na Estação Suzano​

 Bairro paulistano Vila Nova Cachoeirinha é retratado em exposição composta por mais de 60 fotografias

A Estação Suzano, da Linha 11-Coral da CPTM, recebe a exposição fotográfica "Olhares Sobre a Cachoeirinha". Os usuários que passarem pelo local poderão conferir a mostra coletiva, que é resultado do trabalho desenvolvido pelos alunos do curso de fotografia ministrado pelo publicitário Lucas Cruz.
 
Destinado a pessoas acima de 16 anos, o curso já instruiu quase 160 alunos, nas oito turmas formadas. Dentre os formandos está Hildebrando Monteiro, 38, que após o curso de fotografia em 2013 montou sua própria exposição: “Câmeras Imaginárias”. Apesar de não trabalhar como fotógrafo profissional, ele conta que a formação o ajudou a desenvolver seu trabalho no Mirage, grupo de pesquisa em culturas visuais e experimentações geográficas da USP. “A partir do curso comecei a ter um olhar filosófico sobre a imagem e sobre meu próprio trabalho”, observa o pesquisador.

 
O curso é realizado pela Fundação Stickel, organização sem fins lucrativos que promove a inclusão social, cultural e econômica por meio das artes visuais, atuando com pessoas e comunidades nos bairros Brasilândia e Vila Nova Cachoeirinha, zona norte de São Paulo. Em 2009, a Fundação Stickel criou o projeto Contrapartida, que deu origem aos cursos de fotografia.

 
Com o propósito de apoiar e difundir a arte popular, a CPTM abre espaços em suas estações para mostras de arte, exposições, apresentações e manifestações culturais de artistas e instituições. Neste ano, a mostra já foi exposta na Estação Primavera-Interlagos, da Linha 9-Esmeralda.  Em 2015, foi a Estação Grajaú que recebeu a coletiva dos alunos do curso de fotografia, na época ministrado pelo arquiteto Arnaldo Pappalardo.

 
 
Evento
 
Exposição Fotográfica Coletiva “Olhares sobre a Cachoeirinha”
De: 26 de abril a 20 de maio
Local: Estação Suzano-Linha 11-Coral
 
Apresentação da Banda CarnaMixer 
Data: 26 de abril, terça-feira
Horário: das 12h às 13h
Tags