Notícias

Voltar para Notícias Eventos | 03/12/2019 19:46:46

 
Exposição “Traços de Paranapiacaba” chega a Estação Vila Aurora

 Mostra reúne desenhos da artista plástica Teresa Saraiva

“Traços de Paranapiacaba” desembarca na Estação Vila Aurora, na Linha 7-Rubi. A mostra itinerante da artista plástica Teresa Saraiva celebra a histórica Vila Ferroviária de Paranapiacaba. Ao todo são 13 desenhos, dos quais sete compõem uma grande imagem de 3,5 metros. As outras obras formam trípticos, que são desenhos constituídos por três partes, de 1,5 metro. As figuras são em P&B, feitas com grafite sobre o papel Ingres Fabriano, e trazem os traços típicos da artista, que são marca de sua obra e expressam sua sensibilidade. 

A mostra traz cenários e paisagens significativos da cidade, como a torre do relógio, que pode ser vista na chegada à vila, a Igreja Bom Jesus e o grupo escolar Senador Lacerda Franco, que data de 1919 e atualmente é a sede administrativa da Prefeitura de Santo André, entre outros pontos. 

A exposição foi exibida pela primeira vez em 2017 por Teresa Saraiva e acompanhou o lançamento do livro Traços de Paranapiacaba, que tem prefácio do profº Dr. Benedito Lima de Toledo. 

Sobre a artista
A arquiteta e artista plástica Teresa Saraiva também leciona como professora doutora na FAU-USP (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo). A artista produziu o “Painel Estação da Luz”, composto por 14 módulos em ferro fundido, de 1,20m x 0,85m cada. A obra, que pesa cerca de 2,5 toneladas e levou mais de dois anos para ser finalizado, está instalada na Estação da Luz, no saguão subterrâneo que dá acesso à rua José Paulino. Teresa também assina os trabalhos "Um século de Luz" e "Traços Urbanos", em que retrata com lápis grafite vários pontos e bens culturais da capital paulista, incluindo a região da Luz. 

Arte na CPTM
Com o propósito de apoiar e difundir a arte popular, a CPTM abre espaços em suas estações para mostras de arte, exposições, apresentações e manifestações culturais de artistas e instituições parceiras.  

Serviço:

Exposição “Traços de Paranapiacaba”
Local: Estação Vila Aurora (Linha 7-Rubi)
Data: 4/12 a 15/01/2020
Tags