Notícias

Voltar para Notícias Eventos | 18/09/2019 09:05:05

 

​Transportes Metropolitanos alerta passageiros sobre segurança no trânsito 

  Esquetes teatrais e óculos de simulação de embriaguez fazem parte das ações educativas

Para sensibilizar os 10 milhões de passageiros que transporta diariamente sobre a importância de atitudes responsáveis e seguras no trânsito, a Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos (STM) e empresas vinculadas (CPTM, EMTU e Metrô) promovem uma série de atividades alusivas ao tema. 

A iniciativa integra as mais de mil ações realizadas ou apoiadas pelo Governo do Estado durante a Semana Nacional do Trânsito, que acontece anualmente entre 18 e 25 de setembro.

A partir desta quarta, passageiros do Corredor ABD, que liga São Mateus a Jabaquara, poderão assistir, em terminais e ônibus, a esquetes teatrais sobre cuidados que devem ter para se deslocar em segurança. Promovidas pela EMTU/SP em parceria com a concessionária Metra, as esquetes serão apresentadas nesta quarta e quinta no Terminal Jabaquara, dia 24 no Terminal Santo André e dia 25 no Terminal São Mateus. Em todos os dias, as apresentações serão das 10h às 12h e das 13h30 às 15h30. 

Em uma parceria com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), a STM também vai possibilitar que os passageiros da CPTM, da EMTU/SP e do Metrô testem, com óculos de simulação de embriaguez, os efeitos que a ingestão de bebidas alcoólicas causa na capacidade de reflexos e atenção. 

Voltado ao público adulto, o óculos possibilita que a pessoa experimente a sensação da embriaguez em três níveis distintos durante simples atividades de coordenação motora, como caminhar sobre uma linha reta e contornar cones sinalizadores 

Os equipamentos, cedidos pelo DER, passarão por dez estações e terminais entre os dias 23 de setembro e 4 de outubro, conforme a programação abaixo.

“Campanhas educativas são fundamentais para conscientizar a população sobre a necessidade de ter um comportamento seguro e responsável em seus deslocamentos, seja em carros e motos ou no transporte coletivo. É primordial que condutores e pedestres se conscientizem de que um trânsito mais humano e seguro depende da atitude de cada um”, afirma o Secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy.

Durante todo o mês, cartazes com mensagens alusivas à segurança no trânsito ficarão afixados em estações da CPTM e do Metrô e em terminais e ônibus da EMTU/SP.

Respeito à Vida – O Governo de São Paulo, por meio do programa Respeito à Vida, promove e apoia mais de mil iniciativas em todo o Estado durante a Semana Nacional do Trânsito. A mobilização inclui ações de fiscalização e educação com foco na condução responsável e na cidadania em ruas e estradas. 

Em outra frente, municípios desenvolvem projetos viabilizados por meio de convênios com o Governo do Estado para evitar acidentes e fatalidades. São R$ 200 milhões em recursos provenientes de multas aplicadas pelo Detran.SP que já financiam mais de 8.500 intervenções de engenharia e ações de fiscalização e educação para o trânsito.

Programação dos óculos de simulação de embriaguez

23/09: Estação Suzano, Linha 11-Coral da CPTM (10h às 13h*) 
24/09: Estação Sé, Linha 3-Vermelha do Metrô (10h às 16h)
25/09: Terminal Metropolitano Magalhães Teixeira, da EMTU/SP, em Campinas (10h às 16h)
26/09: Estação Corinthians-Itaquera, Linha 3-Vermelha do Metrô (10h às 16h)
27/09: Estação Pinheiros, Linha 9-Esmeralda da CPTM (10h às 16h)
30/09: Terminal Metropolitano Luiz Bortolosso, da EMTU/SP, em Osasco (10h às 16h)
01/10: Estação Palmeiras-Barra Funda, linhas 7-Rubi e 8-Diamante da CPTM (10h às 16h)
02/10: Estação República, Linha 3-Vermelha do Metrô (10h às 16h)
03/10: Estação Tatuapé, linhas 11-Coral e 12-Safira da CPTM (10h às 16h)
04/10: Estação Brás, Linha 3-Vermelha do Metrô (10h às 16h)

*Excepcionalmente no dia 23, o DER realizará uma ação educativa na cidade de Mogi das Cruzes, por isso, o tempo de realização será reduzido


Tags