Notícias

Voltar para Notícias Comunicação e Marketing | 14/02/2017 18:47:10

 

​Aproveite o carnaval para conhecer as atrações de Jundiaí com o Expresso Turístico

 Ainda há passagens à venda para o sábado de Carnaval

 

Quem vai ficar em casa no Carnaval pode fugir da agitação e fazer um passeio diferente no sábado: embarcar no Expresso Turístico da CPTM com destino a Jundiaí. O trem parte às 8h30 da plataforma 4 da Estação da Luz e retorna de Jundiaí, às 16h30.

O Expresso Turístico percorre um trajeto de 60 quilômetros entre a Capital e Jundiaí, pela atual Linha 7-Rubi, primeira estrada de ferro implantada em 1867 pela antiga São Paulo Railway. O percurso dura cerca de uma hora e meia.

O passeio é feito a bordo de uma locomotiva da CPTM composta por dois carros de aço inoxidável fabricados no Brasil na década de 1960, cedidos pela ABPF (Associação Brasileira de Preservação Ferroviária). 

São 174 poltronas para acomodar confortavelmente os turistas, além de espaço reservado para cadeira de rodas (com cinto de segurança e ancoragem da cadeira). 

Criado em 2009 pela CPTM e pela STM (Secretaria dos Transportes Metropolitanos), o Expresso Turístico resgata o glamour das viagens férreas da década de 50, oferecendo três roteiros: Luz-Jundiaí (três sábados por mês), Luz-Mogi das Cruzes (no segundo sábado de cada mês) e Luz-Paranapiacaba (aos domingos).

O preço unitário da passagem para qualquer um dos três roteiros é de R$ 45 (ida e volta), exceto para embarque na Estação Prefeito Celso Daniel-Santo André, com destino a Paranapiacaba, que sai por R$ 40. Os descontos podem chegar até 50% na compra de quatro passagens. 

O bilhete é vendido das 9h às 18h, todos os dias, nas bilheterias das estações da Luz e Prefeito Celso Daniel-Santo André. As passagens da CPTM contemplam somente a viagem de trem até um dos três destinos. Roteiros complementares devem ser adquiridos diretamente nas agências de turismo das cidades visitadas. Informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 4527-2000.  

Jundiaí reserva atrações como o Museu Ferroviário da Companhia Paulista de Estradas de Ferro, que recebeu o nome de “Barão de Mauá”, em homenagem ao pioneiro do transporte ferroviário nacional, Irineu Evangelista de Souza. O acervo reúne livros, revistas, periódicos e muitas fotos históricas, bem como documentos relevantes da ferrovia. A visitação é aberta ao público em geral.

A cidade também tem belezas naturais como a Serra do Japi e os passeios pelas fazendas e vinícolas da região onde se sente a presença italiana nos costumes locais já que Jundiaí manteve por muitos anos a característica de italianidade que começou em 1887, quando 22 colonos italianos chegaram ao núcleo “Barão de Jundiaí” e, em poucos meses, esse contingente chegava a quase 100 pessoas.

Os interessados em obter mais informações sobre o Expresso Turístico podem monitorar as vagas e abertura de novas datas pelo site da CPTM.

Serviço

Expresso Turístico Jundiaí
Data: sábado, 25 de fevereiro
Embarque: às 8h30 na plataforma 4 da Estação da Luz
Retorno: às 16h30 na plataforma da Estação Jundiaí

Bilheterias 
Estações da Luz e Prefeito Celso Daniel-Santo André
De segunda a domingo, das 9h às 18h
Tags  


Notícias relacionadas

Mais notícias +