Notícias

Voltar para Notícias Eventos | 01/06/2017 17:10:54

 

​​​​​Belezas do Tatuapé são mostradas em detalhes nos aniversários do Senac e da CPTM

 Cerca de 30 imagens revelam detalhes da beleza, vida e vibração de um dos bairros mais populares da zona leste

Caminhos-do-tatu-2-1540x550.jpg

Em comemoração ao aniversário dos 30 anos do Senac Tatuapé e dos 25 anos da CPTM, a Estação Tatuapé, que atende as linhas 11-Coral e 12-Safira, recebe a mostra fotográfica “Caminho dos tatus – cores do Tatuapé”, a partir da próxima segunda-feira (5/6).

A mostra celebra o cotidiano, as cores, nuances e particularidades do bairro que celebra seus  449 anos.  Através de 30 imagens são revelados os olhares dos alunos, ex-alunos, docentes e funcionários do Senac, mostrando detalhes da beleza, vida e vibração daquela região na zona leste da capital.

Com esta atividade comemorativa, o Senac Tatuapé, em parceria com a CPTM, busca estimular a criatividade artística da equipe docente e dos alunos, compartilhando suas experiências e relatos visuais sobre o bairro. 

Sobre o Tatuapé

O nome Tatuapé, derivado do tupi, significa "caminho dos tatus", através da junção de tatu (tatu) e apé (caminho). Como toda a capital paulistana, o bairro só se desenvolveu a partir de 1870, com a vinda do café e dos imigran¬tes. 

Nos últimos anos do século XIX, o italiano Benedito Marengo comprou uma grande chácara na região, onde iniciou o plantio de uva com mudas vindas dos Estados Unidos. Nas mãos do italiano, as vinhas cresceram de forma prodigiosa e foi tamanho o sucesso que as uvas passaram a ter o nome de Marengo.

A partir de 1930, como a terra do Tatuapé era rica em argila de excelente qualidade, olarias começaram a se instalar no bairro. Eram mais empregos chegando para os italianos e portugueses. Os tijolos e as telhas produzidos eram transportados por barcos pelo rio Tietê, embarcados no Porto do Piqueri (que passou a chamar-se Porto do Matarazzo) e desembarcados no ponto final, a Ponte Grande. 

Atualmente o bairro é um dos mais valorizados de São Paulo e en¬contra-se em processo de verticalização, com diversos condomínios de médio e alto padrão construídos. Além disso, o Tatuapé desenvolveu um com comércio atuante, significativa concentração de pequenas e médias indústrias e uma intensa vida noturna.

Serviço: 
Mostra Fotográfica: “Caminho dos tatus – cores do Tatuapé”
Local: Estação Tatuapé da CPTM (Linhas 11-Coral e 12-Safira)
Período: de 5 a 30 de junho
Horário: das 4h à meia-noite
Gratuito para usuários


Tags