Voltar para Notícias Comunicação e Marketing | 10/04/2019 09:50:41

​CPTM amplia três serviços aos passageiros no primeiro trimestre

Já foram três meses de trabalhos intensos na CPTM para melhorar a oferta de transporte à população. Atendendo a uma reivindicação antiga dos moradores do Alto Tietê, a Companhia fez as obras de energia para implantar de forma integral o Expresso Leste-Mogi, na Linha 11-Coral. Isso quer dizer que as viagens entre as estações Estudantes e Luz podem ser feitas sem transferência em Guaianases em todo o horário comercial. A medida deve beneficiar ao menos 230 mil pessoas, público que atualmente já utiliza o trecho.

Também foi atendido o pedido da população para ampliar o serviço Connect. Desde o dia 2 de abril, a CPTM oferece mais viagens entre as estações Aeroporto-Guarulhos e Brás na Linha 13-Jade, sem precisar fazer transferência na Linha 12-Safira.

Pensando em quem vai da região do ABC ao Centro de São Paulo para se divertir e fazer compras aos sábados, nasceu o projeto do Expresso Linha 10+. O serviço, na Linha 10-Turquesa, sai da estação Santo André e vai até a Luz, todos os sábados.

Em paralelo à criação e ampliação de novos serviços, a Companhia continua renovando a frota. A Linha 7-Rubi recebeu mais três novas composições, desde o início do ano. No total, do lote de 65 composições encomendadas pela CPTM, 61 já foram entregues para modernização das linhas 7-Rubi e 11-Coral.

Obras e expansão – Outro destaque nesse início de gestão é um novo modelo de parceria com a iniciativa privada para a construção de estação.  Pioneiro no Estado, o projeto traz benefícios para a CPTM, para os passageiros e para o setor privado. As obras da Estação João Dias, na Linha 9-Esmeralda, serão bancadas por uma empresa que vai erguer um empreendimento imobiliário junto ao local. A iniciativa privada vai arcar com 75% dos custos. A parte do investimento que cabe ao Governo do Estado cobre desvios necessários na via para realização da obra.

As estações estão sendo modernizadas, para atender melhor aos passageiros e oferecer condições de acessibilidade para quem precisa. Das 94 estações da CPTM, 62 já estão adaptadas para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

Com um investimento de cerca de R$ 630 mil, foram concluídas neste ano as obras de acessibilidade da estação Mogi das Cruzes. O saguão foi ampliado e os passageiros contam com sanitário acessível, rampas com corrimão, piso tátil direcional e de alerta nas plataformas. Também foram feitos ajustes nas bilheterias com a ampliação do balcão.
As estações Jaraguá, Santa Teresinha, Guapituba, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra e Antonio Gianetti também estão em obras e até o fim deste ano terão o projeto de acessibilidade concluído.

A reconstrução da Estação Francisco Morato e a ampliação da Linha 9-Esmeralda de Grajaú até Varginha são consideradas obras prioritárias. A nova estação terá 6 mil m² de área construída, três plataformas, três elevadores, cinco escadas rolantes, dois acessos externos e passarela externa aberta 24 horas, contará com todos os itens de acessibilidade e será interligada com o terminal de ônibus municipal.

Já a ampliação da Linha 9-Esmeralda até o extremo sul da capital, Varginha, vai beneficiar moradores de Estrada dos Mendes, Varginha, Vila Natal, Jardim Icaraí, Jardim São Bernardo e Conjunto Residencial Palmares, locais muito carentes de transporte público. A demanda é estimada em cerca de 110 mil passageiros por dia. As obras civis avançam e em breve será assinado o último contrato do empreendimento.

Pensando no passageiro de uma forma abrangente, a CPTM faz parcerias com outras secretarias para oferecer serviços além do transporte. No primeiro trimestre, na área de saúde, foram realizadas 250 ações nas diversas estações, abrangendo todos os municípios com campanhas de vacinação de febre amarela, sarampo, DST, dengue, pressão arterial e outros.

Os primeiros resultados vão ao encontro das prioridades da nova gestão: melhorar cada vez mais a viagem dos passageiros, investindo em infraestrutura e novos serviços.