Voltar para Notícias Eventos | 08/05/2015 16:15:48

​​​CPTM comemora 23 anos com extensa programação cultural no mês de maio

Para comemorar os 23 anos de criação da CPTM e os 15 anos de operação do Expresso Leste, a companhia está promovendo uma série de eventos culturais para usuários do sistema

Em maio, a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) comemora 23 anos de criação, no dia 28. Um dia antes, o Expresso Leste também entra na festa: completa 15 anos de operação. Para comemorar as duas datas, a companhia está promovendo uma série de eventos culturais para os usuários do sistema.

Durante todo o mês, uma programação diversificada, que privilegia especialmente as estações do Expresso Leste, celebra a data especial. O serviço opera entre as estações Luz e Guaianases, na Linha 11-Coral. Numa das linhas mais movimentadas do sistema, o serviço Expresso Leste transporta a média de 515 mil usuários por dia útil.

Confira abaixo a programação completa para o mês de maio:

Evento: Espetáculo Teatral “A Exceção e a Regra”
Local: Estação Guaianases (Linha 11-Coral)
Data e horário: 08/05, sexta-feira, às 20h
O espetáculo propõe a reflexão sobre as relações entre patrão e empregado e tem como pano de fundo a conquista da cidade de Urga, rica em petróleo. A exibição ocorrerá na área livre da estação da CPTM.

Evento: Painel Artístico James Concagh
Data e horário: 09, 10, 16, 17, 23 e 24/05, sábados e domingos, a partir das 9h
Confecção do painel artístico de 20 metros que irá retratar o urbanismo de maneira poética, numa composição que flui e tem movimento, como uma viagem de trem. A obra terá empregados da CPTM como coautores.

Evento: Piano na Estação
Local: Estação Santo André-Prefeito Celso Daniel (Linha 10-Turquesa)
Data e horário: 11/05, segunda-feira, das 16h30 às 19h
Os pianistas Rosangela Bergamo e Renato Coelho apresentarão um sarau musical. O repertório contemplará música popular brasileira, trilha sonora de filmes e canções do gênero gospel.

Evento: Espetáculo Teatral “A Exceção e a Regra”
Local: Estação Poá (Linha 11-Coral)
Data e horário: 12/05, terça-feira, às 20h

Evento: Sarau Até Quarta...
Local: Mezanino da Estação Tatuapé (Linhas 11-Coral e 12-Safira)
Data e horário: 13/05, quarta-feira, das 19h às 20h30
A sexta edição do evento literário fará uma homenagem póstuma à escritora Carolina de Jesus, em comemoração ao Dia da Abolição da Escravidão, celebrado em 13 de maio.

Evento: Especial Noel Rosa
Local: Espaço Cultural CPTM na Estação Brás (Linhas 10-Turquesa, 11-Coral e 12-Safira)
Dia e horário: 14/05, quinta-feira, das 16h às 17h30
O Grupo Melodia Sentimental homenageará um dos maiores artistas da música brasileira, incluindo curiosidades sobre a composição das músicas e o contexto histórico dos anos 30 durante a apresentação musical.

Evento: Livro Livre CPTM
Local: Estação Mogi das Cruzes (Linha 11-Coral)
Data e horário: 15/05, sexta-feira, das 10h às 13h
Atividades culturais e distribuição gratuita de livros pelo Lions Clube Mogi Itapety, que já disponibilizou mais de quatro mil exemplares para a  região.

Evento: Exposição “CPTM – Cor, Pincel, Tons em Movimento”
Local: Estação Palmeiras-Barra Funda (Linhas 7-Rubi e 8-Diamante)
Data e horário: A partir de 19/05, terça-feira, das 04h à meia-noite
Exposição da artista Cláudia Firmino, que brinca com um acróstico criado com as siglas da Companhia. As telas foram pintadas a partir das fotografias que a artista fez das estações, tendo os trens e trilhos da CPTM como tema.

Evento: Projeto Chapéu de Palha
Data e horário: 20/05, quarta-feira, das 17h às 18h30
Apresentação musical de repentistas, cordelistas e músicos, com improvisos de viola e o tradicional forró, reunindo diversas modalidades do repente e da literatura de cordel.

Evento: Espetáculo Teatral “A Exceção e a Regra”
Local: Estação Suzano (Linha 11-Coral)
Data e horário: 21/05, quinta-feira, às 20h

Evento: Livro Livre CPTM
Local: Estação Corinthians-Itaquera (Linhas 11-Coral)
Data e horário: 23/05, sábado, das 10h às 13h
Atividades culturais e distribuição gratuita de livros em parceria com o Projeto Adote um Livro, que divulga o hábito do bookcrossing (ler e repassar a obra a cada título).

Evento: Espetáculo Teatral “A Exceção e a Regra”
Local: Estação Mogi das Cruzes (Linha 11-Coral)
Data e horário: 23/05, sábado, às 11h

Evento: Coral UMADESP
Local: Estação Brás (Linhas 10-Turquesa, 11-Coral e 12-Safira)
Data e horário: 23/05, sábado, às 14h
Grupo de coral da União de Mocidade das Assembleias de Deus do Estado de São Paulo. O coro de 40 integrantes apresentará um repertório de música gospel.

Evento: Exposição “Expresso em Tinta”
Data e horário: A partir de 26/05, terça-feira, das 04h à meia-noite
Exposição da artista Cláudia Firmino, tendo os trens e trilhos da CPTM como tema. As telas foram pintadas a partir das fotografias que a artista fez das estações.

Datas: 23/05

Datas: 23/05

Datas: 26/05

Datas: 26/05

Evento: Inauguração do Painel Artístico James Concagh
Data e horário: 27/05, quarta-feira, 15h
O painel artístico terá 20 metros de extensão e retratará o urbanismo de maneira poética, numa composição que flui e tem movimento, como uma viagem de trem. A obra tem empregados da CPTM como coautores.

Evento: Sarau Bodega do Brasil
Data e horário: 27/05, quarta-feira, das 17 às 18h30
Apresentações de cultura popular em suas diversas formas: literatura, teatro, música, poesia e dança.

Evento: Coral UMADESP
Local: Estação Brás (Linha 10-Turquesa, 11-Coral e 12-Safira)
Data e horário: 23/05, sábado, às 14h
Data e horário: 27/05, quarta-feira, às 20h

Evento: Hip Hop no Túnel
Local: Estação Tatuapé (Linhas 11-Coral e 12-Safira)
Data e horário: 30/05, sábado, das 13h às 20h
Evento que promove a cultura hip hop com apresentações de música e dança.

Datas: 01/06

Datas: 01/06