Notícias

Voltar para Notícias Eventos | 24/03/2017 09:29:17

 

​​CPTM comemora Dia do Grafite com quatro novos trabalhos​

 Para comemorar o Dia Nacional do Grafite, em 27 de março, mais quatro trabalhos de artistas urbanos irão compor, a partir deste final de semana, a galeria a céu aberto da CPTM

grafite_BFU_portal.jpg

Neste sábado (25/03), grafiteiros do movimento Hip Hop no Túnel, coordenado por Michael Batista, conhecido como Micke, pintarão o muro da Estação Antônio Gianetti Neto, na Linha 11-Coral.  Também haverá um evento musical das 14h às 20h.  A programação contará com a participação de coletivos de hip hop, batalha de MCs e de dança, discotecagem e apresentação de músicos que usam características do Soul e da MPB em suas composições.

Mas outros grafites já estão em andamento. Os artistas Binho Ribeiro e Lari Umeno estão grafitando o muro da Estação Palmeiras-Barra Funda, que atende as linhas 7-Rubi e 8-Diamante.
 
A arte urbana também chegará neste fim de semana na Linha 10-Turquesa. Um coletivo de artistas locais, sob a coordenação da Secretaria de Cultura de Mauá, fará um mural livre no sábado e no domingo, das 8h às 18h, na Estação Guapituba. 
 
Já Daniel Duarte Costa, o Nossa, e seu grupo fará a uma obra colorida e abstrata, em muro externo, próximo ao viaduto ferroviário, na Estação Tatuapé, nas linhas 11-Coral e 12-Safira, no sábado e no domingo.   
 
Desde 2001, a CPTM destaca-se nas parcerias com alguns dos principais expoentes da arte do grafite no Brasil: Os Gêmeos, Herbert, Nina, Ise, Vitche, Speto, Binho, Bonga, Rui Amaral, Nunca, Trikka, Boleta, Eymard Ribeiro, etc.
 
Ampliando o leque de possibilidades, as estações Brás (Baleia) e Vila Olímpia (Polvo) ganharam painéis do artista plástico Erick Wilson, criador do projeto Gigantes do Mar.  O objetivo do projeto é ilustrar murais com animais marinhos em tamanho real, sensibilizando, através da arte, sobre a importância da preservação da vida marinha e dos oceanos.
 
Dia do Grafite
Em 27 de março de 1987, em homenagem à morte no dia anterior do ícone da arte urbana Alex Vallauri, seus admiradores e grafiteiros influenciados por ele invadiram a avenida Paulista com cores e imagens. A partir desse dia, nos anos seguintes, os grafiteiros e grafiteiras elegeram Vallauri como referência e, assim, o Dia do Graffiti foi instituído por meio da Lei Municipal nº 13903/2004.
 
Serviço:
Pintura de grafites
Estações:
-Palmeiras-Barra Funda (linhas 7-Rubi e 8-Diamante)
- Guapituba (10-Turquesa)
- Antônio Gianetti Neto (11-Coral)
-Tatuapé (11-Coral e 12-Safira)
Tags