Notícias

Voltar para Notícias Eventos | 14/02/2020 11:34:44

 

​CPTM e Museu de Arte Sacra promovem “Festival de Música para Cravo”

 Dueto “Les Sauvages” é destaque do recital, que integra as comemorações dos 50 anos do museu

A CPTM e o Museu de Arte Sacra de São Paulo (MAS-SP) promovem neste sábado (15/02), às 13 horas, a segunda edição do “Festival Música para o Cravo”, no Mosteiro Imaculada Conceição da Luz, que abriga o museu. A apresentação é gratuita e ocorre após o sucesso da primeira edição, realizada em janeiro na Estação Luz da CPTM. O recital integra as comemorações do Jubileu de Ouro do museu, celebrado em junho.

O projeto tem o objetivo de democratizar o acesso de novos espectadores ao espaço cultural. O público poderá acessar o local usando as linhas 7-Rubi e 11-Coral, que atendem a Estação da Luz, vizinha do mosteiro. 

A plateia terá a oportunidade de assistir o recital de cravo da musicóloga Isabel Kanji e do flautista carioca Paulo da Mata. Eles apresentarão o dueto “Les Sauvages”, composto em 2012 em homenagem a Wolfgang Amadeu Mozart, um dos grandes músicos século 18, especialista no repertório clássico e barroco.

Isabel é cravista, professora no Conservatório de Música de Guarulhos, bacharel e mestre em piano pela Universidade de São Paulo (USP) e atualmente integra o quadro da Emesp (Escola de Música do Estado de São Paulo). O flautista Paulo tem especialização na renomada escola belga Lemmensinstituut, com cursos ministrados por grandes nomes internacionais, além de ser um dos mais requisitados profissionais para gravação com instrumentos de época. 

O Cravo
Foi criado no século 14, inspirado no saltério, instrumento medieval que era tocado com penas, assim como a harpa, só se popularizou no século 17. O cravo é extremamente delicado e exige afinação constante, era muito utilizado até o início do século 18, quando o piano conquistou a preferência do público.

Sobre o MAS
Fundado em 29 de junho de 1970, o Museu de Arte Sacra ocupa a ala do Mosteiro Nossa Senhora da Conceição da Luz, edifício no estilo Barroco-Colonial. O MAS é um dos mais importantes do país neste segmento, com cerca de quatro mil peças no acervo. 

Arte na CPTM
Com o propósito de apoiar e difundir a arte, a CPTM abre espaços em suas estações para exposições, apresentações musicais e manifestações culturais de artistas e instituições parceiras.  

Serviço: 

Festival de Música apara Cravo
Local: Museu de Arte Sacra de São Paulo, Avenida Tiradentes, 676 – Luz, São Paulo
Data: Sábado (15/02) 
Horário: das 13h às 14h
Grátis
Tags