Notícias

Voltar para Notícias Prestação de Serviços | 25/11/2016 10:10:48

 

​​​​​CPTM implanta “Operação Natal” na Estação Brás para atender aumento de demanda ​

 

Com a proximidade do Natal e o pagamento da primeira parcela do 13º, o volume de pessoas que se destinam às regiões de compras cresce gradativamente, especialmente na Estação Brás, que está localizada em um dos principais polos comerciais da capital. Para atender esse público, a CPTM implantará a partir deste sábado, dia 26, a “Operação Natal” na Estação Brás. ​

Para se ter ideia do aumento da demanda, na segunda-feira, que antecedeu o feriado do dia 15, a Estação Brás registrou o embarque de 172.251 passageiros e bateu o recorde do ano. Essa marca superou em 8,63% o número de embarques registrado na mesma data de 2015, quando foram computados 158.567 usuários. Em dezembro, aos sábados, a Estação Brás chega a ter um milhão de usuários circulando pelo local. 

Para facilitar o deslocamento desses usuários durante os embarques e desembarques, a ação contemplará até o dia 24/12, estratégias operacionais e o reforço da segurança durante toda a operação comercial. Aos sábados, o horário de pico será ampliado e o número de empregados da Estação Brás será elevado em 48%, passando de 44 para 65 empregados, contando com apoio do pessoal das outras linhas e o reforço de mais 10 agentes no efetivo da segurança.

Também será intensificada a emissão dos AP (avisos sonoros) e as informações de segurança aos usuários, como cuidados redobrados com pertences como bolsas, celulares e até as crianças e a compra antecipada do bilhete para a volta. Todos os guichês da bilheteria estarão abertos e haverá um exclusivo para receber pagamentos realizados em moedas e no valor exato da tarifa.

Para organizar as filas na bilheteria serão usados direcionadores de fluxo e gradis para a linha de bloqueios (catracas). Também haverá orientação para o embarque seguro nas plataformas e acessos preferenciais às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Outra ação importante é a implantação de um ponto de encontro, logo após a linha de bloqueios, para acolher momentaneamente pessoas que se desencontraram. 

Além disso, a CPTM enviou ofício à CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) solicitando a proibição do acesso de veículos à Praça Agente Cícero, que fica em frente à Estação Brás, para facilitar a saída e entrada dos usuários, evitando a aglomeração de pessoas e eventuais tumultos. A   Companhia também solicitou à Polícia Militar do Estado de São Paulo atenção especial no policiamento no entorno da Estação Brás e iniciou as tratativas com a GCM (Guarda Civil Metropolitana) visando o reforço da segurança no local. 

Em caso de dúvida, o usuário pode entrar em contato com o SAU (Serviço de Atendimento ao Usuário) pelo telefone 0800 055 01 21 ou através do site www.cptm.sp.gov.br.

Tags  


Notícias relacionadas

Mais notícias +