Notícias

Voltar para Notícias Relações Internas | 06/04/2018 13:01:45

 

​​CPTM implanta novo simulador de trem na Estação Suzano

 Dotado de tecnologia de última geração, o equipamento é utilizado na formação de maquinistas

A CPTM adquiriu mais um simulador da operação de trens, dotado de tecnologia de ponta, para ser usado na formação, capacitação e reciclagem de maquinistas e empregados da área operacional. Esta unidade ficará na sala técnica da Estação Suzano, na Linha 11-Coral.

Esta é a quinta unidade de treinamento implantada pela Companhia, desde 2011. A primeira encontra-se no Centro de Formação Profissional Eng° James C. Stewart (CPTM/SENAI), na Lapa, a outra no prédio administrativo de Presidente Altino, em Osasco, além de outras duas unidades nas estações Luz e Brás.

Similares a equipamentos utilizados em setores como a aviação e automobilismo, os novos simuladores possuem, cada um, duas cabines equipadas com toda a aparelhagem disponível em um trem real e uma tela que projeta a imagem da linha. Com o auxílio das áreas de circulação e controle operacional, foi possível programar o equipamento para reproduzir as características dos trens das séries 1700, 2000, 2070, 2100, 3000, 4400, 5550, 7000, 7500, 8000, 8500, 9000 e 9500.

O simulador também possui dois postos de apoio específicos: um destinado ao instrutor, que controla e designa as atividades dos operadores; e outro de observação, com uma tela ligada diretamente à cabine de simulação, que permite aos alunos acompanharem e aprenderem com as situações enfrentadas pelos colegas. 

Entre as diversas aplicações, o instrutor pode preparar várias situações para que os alunos sejam surpreendidos por defeitos e falhas. O simulador pode apresentar também alterações climáticas como chuvas, neblina e outras mudanças de ambiente para que o operador possa se adaptar às diferentes interferências sujeitas à rotina dos trens. A empresa responsável pela programação do simulador é a Lander. 

Tags