Notícias

Voltar para Notícias Qualidade de Vida | 30/10/2015 16:42:30

 

​CPTM lança Programa de Voluntariado

 

​A partir deste mês, a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) passou a fazer parte do ainda seleto grupo de instituições públicas que possuem internamente um Programa de Voluntariado – prática já estabelecida em empresas privadas.  

Para se ter uma ideia do alcance do Programa, a CPTM possui 8.600 empregados atuantes em 22 municípios da região metropolitana de São Paulo. Se apenas 20% deles se tornarem voluntários, serão 1.720 pessoas desenvolvendo alguma ação social.

A ideia de criar o Programa de Voluntariado veio de Paulo de Magalhães Bento Gonçalves, presidente da CPTM desde março deste ano. Paulo é voluntário desde 2002 e já deu aulas em favelas do Rio de Janeiro – com temas desde entender gráficos a sobre importância de ir à escola – e, por oito anos, distribuiu sopa de segunda a sexta, às 19h30, em Fortaleza (Ceará). “Ao doar seu tempo, seu trabalho e seu talento, o voluntário se transforma internamente e também aprende.”

O Programa funcionará em parceria com ONGs e institutos sem fins lucrativos cadastrados no Fundo Social de Solidariedade. A primeira atividade envolveu a distribuição de 262 brinquedos doados pelos empregados da Companhia para fazer a felicidade dos pequenos carentes no “Dia da Criança”. Metade dos brinquedos foi entregue pessoalmente por voluntários, no dia 17 de outubro, à Comunidade Kolping – que atende crianças, adolescentes e idosos carentes da região de Guaianases, na zona leste da capital. A outra parte das doações foi encaminhada à ONG Amigos do Bem, que tem como missão transformar vidas no sertão nordestino.

O próximo passo do “Voluntários CPTM –Unidos pelos Trilhos” será realizar uma pesquisa com os empregados interessados no programa para identificar quais atividades eles poderão participar. A partir desse resultado, serão fechadas novas parcerias.

Tags