Notícias

Voltar para Notícias Obras e Manutenção | 30/03/2017 14:37:14

 

​​​​​​​​CPTM publica mais dois editais para obras da Linha 9 

 Com a implantação de mais 4,5 km, a Linha 9-Esmeralda chegará à Varginha, bairro localizado no extremo sul da capital

O Ministério da Cidade e a Caixa Econômica Federal aprovaram duas novas contratações para a continuidade das obras de ampliação da Linha 9-Esmeralda, entre Grajaú e Varginha. Com essa aprovação, a CPTM receberá recursos do PAC da Mobilidade para a implantação de Suprimento de Energia e do Sistema de Integração ao Centro de Controle Operacional (CCO).​

O valor previsto para a obra é da ordem de R$ 790 milhões, dos quais R$ 500 milhões foram prometidos pelo Governo Federal, verba que agora começa a ser liberada por meio do PAC da Mobilidade. Até o momento, a obra foi executada com recursos financeiros do Governo do Estado.

A Linha 9-Esmeralda (Osasco – Grajaú) transporta atualmente cerca de 570 mil usuários por dia útil. Com a ampliação de 4,5 km entre Grajaú e Varginha, a projeção é que sejam acrescentados à linha 110 mil usuários atendidos pelo futuro trecho.

A implantação das duas novas estações: Mendes-Vila Natal e Varginha, beneficiará os moradores do extremo sul de São Paulo, Grajaú, Estrada dos Mendes, Varginha, Vila Natal, Jardim Icaraí, Jardim São Bernardo e Conjunto Residencial Palmares. 

Atualmente, a Linha 9-Esmeralda tem conexão com a Linha 5-Lilás do Metrô, na Estação Santo Amaro, e com a Linha 8-Diamante da CPTM, nas estações Osasco e Presidente Altino. Também há integração com ônibus nas estações Grajaú, Jurubatuba, Santo Amaro, Morumbi, Berrini, Pinheiros e Osasco. 
Tags