Notícias

Voltar para Notícias Eventos | 01/12/2017 15:40:05

 

​CPTM realiza a 11ª edição “Samba no Trem”

 Evento comemora o Dia Nacional do Samba e homenageia grandes nomes do samba que já partiram

Neste domingo, 3, às 13h, partirá um trem especial da Estação Grajaú, na Linha 9-Esmeralda: é o “Samba no trem CPTM”, que comemora o Dia Nacional do Samba, celebrado oficialmente em 2 de dezembro. A composição seguirá direto até a Estação Osasco, onde fará uma parada e voltará até a Estação Socorro, encerrando a programação. 

Realizado desde 2007, o projeto está em sua 11ª edição. Neste ano, o diferencial é a homenagem in memorian aos grandes nomes do samba. Em cada composição, um grupo tocará as músicas de um artista diferente, lembrando de sua carreira e contribuição para o samba. 

Ao término do show itinerante, na Estação Socorro, os sambistas seguirão para a Praça do Samba, onde a festa continua ainda com muita música, feira de artesanato e praça de alimentação. 

Para participar do “Samba no trem”, basta comprar um bilhete da CPTM, estar na Estação Grajaú ao meio dia, quando começa a concentração de público e artistas, e embarcar no trem destinado ao evento. Não haverá embarques nas estações intermediárias da Linha 9-Esmeralda nesse trem. 

A expectativa é que o evento reúna cerca de 1.200 pessoas. Marquinhos Dikuã, organizador do evento, afirma que o samba “é uma herança que está há muito tempo conosco. Temos que cultivar, espalhar para as crianças e amigos que não o conhecem. O samba é a cara do Brasil”, ressalta.

Origem da comemoração

O Brasil é conhecido internacionalmente pelo samba, estilo musical que é uma das principais manifestações da cultura popular. O Dia Nacional do Samba foi criado em homenagem ao sambista Ary Barroso (1903 – 1964) e instituído pelo vereador baiano Luís Monteiro da Costa. A data marcou o dia em que Ary Barroso visitou a Bahia pela primeira vez, em 2 de dezembro de 1940.

A partir de 04/10, por lei, o “Samba no trem” faz parte do Calendário Turístico do Estado. Com isso, o evento se torna oficial e a CPTM pode anualmente mostrar mais da cultura sambista para todos os públicos. 

Serviço

Projeto Samba no Trem 
Dia: 03/12, domingo
Local: Estação Grajaú (Linha 9-Esmeralda)
Concentração: 12h
Saída do trem: 13h
Término do evento: 14h30 na Estação Socorro
Tags