Notícias

Voltar para Notícias Eventos | 16/09/2016 19:43:39

 

​Campanha mundial pela leitura terá ações na CPTM

 #diadelertododia é uma ação criada para despertar o público para a leitura

O hábito da leitura é uma das ações incentivadas permanentemente pela CPTM, que todos os anos realiza o projeto Livro-Livre, que chega em 2016 a sua 11ª edição. Nesta segunda-feira (19/9), a Companhia se une à Prefeitura de Barueri ao aderir à campanha #diadelertododia promovendo atividades em várias estações. 

Na Tribuna de Leitura, serão lidos contos, prosas e poemas nas estações, Palmeiras-Barra Funda, Barueri e Luz, entre 8h e meio-dia. Já a ação Leitura no Trem promoverá sarau com leitores de contos e poesias nos trens das linhas 8-Diamante e 12-Safira.

Na Linha 12-Safira, a partir das 19h30, um grupo de jovens monitorados por professores farão o trajeto ida e volta São Miguel Paulista – Brás, apresentando contos, poesias e clássicos da MPB. Na Linha 8-Diamante, a partir das 19h30, outro grupo percorrerá o trecho Barra Funda – Barueri, promovendo a leitura de contos e poesias.

A campanha #diadelertododia é uma iniciativa da biblioteca municipal de Barueri, criada com o objetivo de colocar a leitura na pauta das preocupações das famílias, professores e governos. A ação visa despertar a sociedade para a importância de ler para o desenvolvimento pessoal e formação de novos leitores, construindo um país melhor por meio de uma sociedade mais esclarecida.  

A iniciativa foi realizada pela primeira vez, em abril de 2015, e atraiu mais de 93 mil pessoas. Seis meses depois, em 1º de outubro, aconteceu a mobilização em todo o país com 427 cidades participando. Nesta ação mais de 1,3 milhão de pessoas aderiram a leitura.

Nesta edição, o dia 20 de setembro foi escolhido para iniciar a mobilização mundial. Qualquer pessoa pode participar. Basta preencher a ficha de inscrição, informando a cidade e o país de origem. Para impulsionar a mobilização, em Barueri, a campanha terá uma Virada Literária com 30 horas de atividades, começando ao meio-dia de segunda-feira com encerramento às 21h de terça-feira, dia 20/09. Os interessados devem fazer uma foto ou gravar um vídeo contando uma história em voz alta, sempre tendo um livro à mão. As imagens/vídeos devem ser enviadas por Whatsapp para os seguintes números: 

Só Barueri – (11) 9 8559-2392 
Nacional    – (11) 9 4833-3693 
Mundial     – (+55 11) 9 5028-4509

Mais informações no endereço https://www.facebook.com/diadelertododia 
Tags