Voltar para Notícias Relações Internas | 10/08/2020 12:31:18

Colaboradores participam de evento especial do Dia da Secretária

Celebração aconteceu no tradicional edifício Martinelli, no Centro de São Paulo

Em comemoração ao Dia da Secretária, no dia 30 de setembro de 2019, a CPTM promoveu uma série de atividades dedicada aos colaboradores que desempenham funções de secretariado na empresa. O evento reuniu mais de 100 pessoas na cobertura do tradicional Edifício Martinelli, conhecido como o primeiro arranha-céu da capital.

Na ocasião também estavam presentes o presidente da Companhia, Pedro Moro, o Diretor de Operações, Luiz Eduardo Argenton, a Diretora Administrativa, Felissa Sousa, o Diretor de Planejamento, Eduardo Jorge, o Diretor de Engenharia Marcelo Machado e o gerente de Recursos Humanos, Ivan Aparecido.

Na abertura, os convidados desfrutaram de um café da manhã e receberam as boas-vindas e os parabéns do presidente, que ressaltou que as secretárias e os secretários têm papel fundamental na empresa. Pedro também aproveitou para agradecer a equipe de Marketing e do RH, responsáveis pela organização do evento.

Em seguida, os participantes foram divididos em quatro grupos para se revezarem nas atividades programadas: oficinas de beleza, instruções de defesa pessoal, ioga e confecção de carteira. Além disso, havia um espaço reservado para tirar fotos.

Como forma de presentear e agradecer o trabalho das secretárias e dos secretários, os diretores, gerentes, assessores de diretoria e chefes de departamento contribuíram com um buffet de crepes salgados e doces, servidos no almoço.

Na sequência, a história do edifício foi contada pelo relações públicas e historiador do Martinelli, Edson Cabral. O imigrante italiano Giuseppe Martinelli, que chegou ao Brasil em 1889, foi o idealizador da construção do maior arranha-céu da cidade, um dos principais pontos históricos de São Paulo.

Mônica Bueno, do DOOP (Departamento de Relacionamento com o Passageiro), está há 23 anos na CPTM e conta que nunca havia visitado o prédio: “É interessante, pois é um momento de festa em um local diferente”.

No espaço dedicado à beleza, havia opções de maquiagem, design de sobrancelha e esmaltação. O trabalho foi realizado pelos alunos do Instituto Embelleze, da unidade Sé. Já quem quisesse aliviar o estresse do dia a dia poderia optar por uma sessão de massagem oferecida pela equipe do curso de Fisioterapia da Univeritas.

Eliana Fátima, da GOO (Gerência Geral de Operação), está há quase 32 anos na Companhia e destaca que é a primeira vez que participa de um evento com atividades voltadas totalmente à beleza e saúde.

Na oficina de defesa pessoal, o instrutor Eduardo Lopes explicou algumas técnicas de defesa para mulheres em situações de agressões cotidianas. No entanto, ele alerta: “Nós orientamos a nunca reagir em casos de assalto em que o agressor esteja armado”.

Para trabalhar a mente e o corpo, o colaborador Wilians Gomes, do DOSV (Departamento de Segurança e Vigilância), deu uma aula de ioga. Ele falou sobre a importância de trabalhar não apenas o corpo, mas também a mente: “A ioga é uma prática psicofísica e trabalha no sentido de diminuir o estresse cotidiano”.

As colaboradoras Eliane Batista, da GFH (Gerência de Desenvolvimento Organizacional e Recursos Humanos), e Sirlei Aparecida, do DFHO (Departamento de Saúde Ocupacional Integral), ensinaram como confeccionar uma carteira utilizando material reciclável.

Há apenas três meses na empresa, a estagiária Karen Valeriana, do DFSC (Departamento de Contabilidade e Custos), participou da oficina e ressaltou a oportunidade de conhecer e interagir com pessoas novas.

No final do evento, a cantora Lilian, conhecida por apresentar releituras de MPB, fez um show para os convidados. Também houve sorteio de bolsas, perfumes, bijuterias e distribuição de lembranças.

Misleide Sales, da ARC (Assessoria de Concessões e Parcerias), trabalha há cinco anos na CPTM e conta que gostou de todas as atividades, principalmente da ioga: “Nunca tinha praticado antes. É muito legal porque trabalha respiração, força e o equilíbrio”.

Dia da Secretária
A data é uma homenagem a Lilian Sholes, primeira mulher a escrever em uma máquina em público. Lilian é filha do inventor de um tipo de máquina de escrever, Christopher Sholes. Com isso, diversas fabricantes do produto utilizavam a data para promover um concurso de “melhor datilógrafa”. Assim, a data ficou conhecida como "Dia da Secretária”.