Notícias

Voltar para Notícias Eventos | 04/08/2017 10:47:13

 

​​Conheça a terra da uva, do vinho e dos imigrantes com o Expresso Turístico Italiano

 

​​

Que tal fazer uma viagem no tempo para a terra da uva e do vinho e ainda conhecer a história dos imigrantes italianos? No dia 2 de setembro, a CPTM, em parceria com a Rizzatour Turismo, realizará a 4ª edição do Expresso Turístico Jundiaí – Trem Italiano, que levará os apaixonados pela cultura italiana a cidade. O trem partirá da Estação da Luz, às 8h30.
 
A viagem tem duração de 1h30 e é realizada ao longo da atual Linha 7-Rubi, primeira estrada de ferro implantada em 1867 pela antiga São Paulo Railway. No retorno, o trem deixa Jundiaí rumo a São Paulo às 16h30, chegando na Estação da Luz, às 18h. O preço unitário da passagem é R$ 48 (ida e volta), e há descontos que podem chegar a 25% na compra de até três passagens para acompanhantes.
 
O bilhete da CPTM contempla exclusivamente a viagem de ida e volta. Os interessados no roteiro complementar devem adquirir o pacote vendido separadamente pela agência, que inclui guia de turismo, ingressos das visitações, degustação de vinho e almoço. O pacote não será vendido no dia da viagem e a compra antecipada pode ser feita no site www.rizzatour.com.br.
 
No dia do Trem Italiano, ao chegar na plataforma de embarque da Estação da Luz, o turista perceberá que se trata de um passeio especial. Além da recepção feita pelos guias, a partir das 7h45, os grupos Folklorístico Stella Bianca e Cia. Paulista de Artes interpretarão danças típicas e cantos da cultura italiana e alemã.
 
Explorando a influência da imigração italiana presente na ferrovia e na região do Circuito das Frutas, a programação complementar inclui visitas a adega, cantina, fazenda histórica e restaurantes com comida caseira e a participação na tradicional “Pisa da uva”, ao som de canções italianas e tarantelas.
 
Expresso Turístico
 
O Expresso Turístico resgata o glamour das viagens férreas da década de 1950. O passeio é feito em uma locomotiva a diesel da CPTM, modelo Alco RS-3 de 1952, que conduz dois carros de passageiros, de aço inoxidável, fabricados no Brasil pela Budd – Mafersa nos anos 60. Cedidos pela ABPF (Associação Brasileira de Preservação Ferroviária), os vagões foram restaurados nas oficinas da CPTM.
 
Criado em 2009 pela CPTM e pela STM (Secretaria dos Transportes Metropolitanos), o Expresso Turístico oferece viagem para três roteiros: Luz-Jundiaí (três sábados por mês), Luz-Mogi das Cruzes (no segundo sábado de cada mês) e Luz-Paranapiacaba (aos domingos).
 
São 174 poltronas para acomodar confortavelmente os turistas, além de espaço reservado para cadeira de rodas (com cinto de segurança e ancoragem da cadeira). Os ingressos são vendidos diariamente na bilheteria da Estação da Luz, das 9h às 18h. Confira no site https://www.cptm.sp.gov.br/sua-viagem/ExpressoTuristico/Pages/Tarifas.aspx.
 
Cabe ressaltar que o bilhete da CPTM contempla somente a viagem de ida e volta. Já os roteiros complementares são de responsabilidade dos operadores de turismo regionais e devem ser adquiridos diretamente nas agências de turismo.
 
Serviço:
 
Expresso Turístico Jundiaí – Trem Italiano
Data: sábado, 2 de setembro
Embarque: às 8h30 na plataforma 4 da Estação da Luz
Retorno: às 16h30 da plataforma da Estação Jundiaí
Tags