Voltar para Notícias Eventos | 30/05/2017 12:35:51

​Dia Mundial Sem Tabaco terá atividades na Estação Ferraz de Vasconcelos

Nesta quarta-feira, das 10h às 15h, usuários poderão fazer exames preventivos

Quem fuma ou já parou de usar cigarro precisa realizar importantes exames para avaliar os danos provocados pelo tabaco no organismo. Alguns deles estarão disponíveis gratuitamente nesta quarta-feira (31/05) na Estação Ferraz de Vasconcelos, na Linha 11-Coral, em uma ação do Dia Mundial sem Tabaco.

Das 10h às 15h, os usuários poderão fazer os seguintes exames divididos em três “consultórios” itinerantes montados na estação: 1) avaliação clínica para prevenção de câncer na área da cabeça e pescoço. 2) avaliação bucal para verificar lesões causadas pelo tabagismo (prevenção do câncer bucal) e 3) avaliação de enfermagem para aferir pressão arterial e destro (diabetes).

A ação é uma parceria da CPTM com a Prefeitura Municipal de Ferraz de Vasconcelos por meio do CAPS AD-FVC (Centro de Atenção Psicossocial em Álcool, Tabaco e outras drogas). Dependendo da avaliação, os usuários serão orientados a fazer o tratamento ambulatorial de tabagismo. O agendamento será feito durante o evento para quem se interessar.

O Dia Mundial sem Tabaco, comemorado anualmente em 31 de maio, foi criado em 1987 pela Organização Mundial da Saúde como um alerta sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo. No Brasil, o INCA (Instituto Nacional de Câncer) é o responsável pela divulgação.

A epidemia global do tabaco mata quase 6 milhões de pessoas por ano. Destas, mais de 600 mil são fumantes passivos (pessoas que não fumam, mas convivem com fumantes). Se nada for feito, estão previstas mais de 8 milhões de mortes por ano a partir de 2030. Mais de 80% dessas mortes evitáveis atingirão pessoas que vivem em países de baixa e média rendas.

Serviço:

Exames gratuitos – Dia Mundial sem Tabaco
Local: Estação Ferraz de Vasconcelos (Linha 11-Coral)
Data: quarta-feira (31/05)