Notícias

Voltar para Notícias Eventos | 29/11/2017 13:39:18

 

​​Dia Mundial da Luta Contra AIDS terá distribuição de  preservativos na Estação Grajaú​​

 Ação tem o objetivo de conscientizar o público sobre as doenças sexualmente transmissíveis

Celebrado em 1º de dezembro, o Dia Internacional da Luta contra a AIDS terá ação da conscientização na Estação Grajaú, na Linha 9-Esmeralda da CPTM. Nesta sexta, das 10h às 14h, voluntários do Ceprocig (Centro de Promoção e Resgate a Cidadania do Grajaú) distribuirão 24 mil preservativos masculinos, 600 femininos e 600 kits contendo camisinhas masculinas, femininas e gel lubrificante, além de material informativo sobre as doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).

 
A iniciativa é resultado da parceria da CPTM com o Ceprocig, que realiza frequentemente ações na Estação Grajaú.  O objetivo é conscientizar os usuários sobre a importância da prevenção das DSTs, além de combater o preconceito. Caso seja necessário, a equipe encaminhará os usuários à unidade de saúde mais próxima. 
É importante ressaltar que os principais instrumentos de prevenção para essas doenças são os preservativos e as informações. Tanto as camisinhas masculinas como as femininas previnem as doenças sexualmente transmissíveis, como o HIV, Sífilis, gonorreia e alguns tipos de hepatites.  Ainda que o preservativo masculino seja o modelo mais conhecido e de uso disseminado, as mulheres também têm a opção de utilizar a camisinha feminina.

 
Embora as DSTs sejam doenças conhecidas, o hábito de realizar exames rotineiros para identificar as enfermidades se apresenta como tabu entre os brasileiros, como mostram dados recentes do Departamento Nacional de DST/Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde. Para se ter ideia, mais de 730 mil pessoas são portadoras do vírus HIV no país. Entretanto, desse total, 145 mil não tiveram a doença diagnosticada. 

 
Serviço

 
Ações de Conscientização sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis
Local: Estação Grajaú (Linha 9-Esmeralda)
Data: sexta-feira, 01/12
Horário: das 10h às 14h
Grátis para usuários do sistema 

 
Tags