Notícias

Voltar para Notícias Relações Internas | 12/05/2016 13:55:42

 
​​​​Empregados da CPTM implantam novo reservatório para captar água da chuva

 

 

Os colaboradores da CPTM continuam dando exemplos de cidadania e preocupação com o meio ambiente. Ações desenvolvidas em algumas áreas da empresa têm proporcionado economia de água e redução considerável de gastos.​

Depois da Oficina da Lapa, o exemplo partiu agora dos empregados da oficina de trens de Presidente Altino. O trabalho conjunto de 16 profissionais resultou na implantação de uma estação para captar a água proveniente das chuvas. A iniciativa vem gerando uma economia mensal de 10 mil litros de água à Companhia.

Aproveitando a extensa área de cobertura da oficina, quem tem cerca de 14.400 metros quadrados, os técnicos instalaram um sistema de calha que, em dias de chuva, capta a água e direciona o volume para dois reservatórios com capacidade para 5 mil litros cada.

Antes de ser armazenada, a água recolhida passa por sistema de filtragem composto por um reservatório (tambor de plástico), tela, feltro e brita, igualmente projetado pelos técnicos. Para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus da dengue, toda a água estocada é tratada com pastilhas de cloro, quinzenalmente.

Além da oficina de trens, o complexo Presidente Altino também mantém um abrigo de trens (espécie de garagem). Como a área é muito extensa, os técnicos utilizam dois reservatórios com capacidade de mil litros, que após serem abastecidos com a água tratada da chuva são transportados por uma empilhadeira até o local que será lavado.
 
O empenho dos profissionais de Presidente Altino permitiu que todo o trabalho de implantação da estação de captação de água pluvial fosse realizado durante a jornada normal de trabalho, sem a necessidade de gerar horas extras. Com esse novo recurso, a lavagem das áreas da oficina e do abrigo, que antes era realizada semestralmente em razão do racionamento de água, passou a ser feita uma vez por mês.
Tags