Notícias

Voltar para Notícias Eventos | 13/02/2017 18:22:15

 

​Estação Brás recebe projeto que escreve cartas para usuários

 Ação lembra filme Central do Brasil, no qual a personagem vivida por Fernanda Montenegro escreve cartas para analfabetos da estação de trens carioca

Nesta terça-feira, dia 14, o projeto Ateliê de Memória e Narrativa, do Coletivo Estopô Balaio, que escreve cartas a pedido dos usuários, será realizado na Estação Brás da CPTM, das 14h às 17h.  Os usuários que passarem pelo local poderão ter suas histórias e sentimentos anotados em cartas ou mesmo em simples recados, para serem enviadas à pessoa escolhida por eles. Com a missiva, seguirá também uma foto do remetente feita na hora com uma câmera Polaroide. 

Os integrantes do Coletivo Estopô Balaio chegam com o coração aberto, dispostos a ouvir as histórias daqueles que têm amigos e parentes distantes ou, simplesmente, desejam fazer uma declaração aos pais ou a um grande amor. Sem nenhum tipo de censura ou restrição, as cartas carregadas de saudades são enviadas para qualquer cidade do Brasil ou do mundo, retratando qualquer tema, anseio ou pedido de ajuda.

A iniciativa remete ao premiado filme Central do Brasil, dirigido pelo cineasta Walter Salles. No longa, a personagem Dora (Fernanda Montenegro) escrevia cartas para analfabetos que passavam pela Estação Central do Brasil e viam naquela ação a oportunidade de matar a saudade de seus entes queridos.  

Serviço

Ateliê de Memória e Narrativa, do Coletivo Estopô Balaio
Local: Estação Brás da CPTM (Linhas 10-Turquesa, 11-Coral e 12-Safira)  
Data: Terça-feira, dia 14, das 14h às 17h
Tags