Voltar para Notícias Eventos | 25/05/2015 16:08:56

​​Expresso Leste 15 anos: Estação Dom Bosco recebe atrações e mural comemorativo​

Consulesa da Irlanda em São Paulo participa de cerimônia de inauguração do mural no dia 27

Os usuários da Linha 11-Coral terão um novo atrativo no embarque e desembarque na Estação Dom Bosco a partir deste mês de maio: um mural de 20 metros de extensão realizado pelo artista irlandês James Concagh, reconhecido internacionalmente por sua arte abstrata que retrata cenários das grandes metrópoles.

A obra será inaugurada nesta quarta-feira, 27/05, às 15h, com a presença da  Cônsul-Geral da Irlanda em São Paulo, Sharon Lennon, dia do aniversário de 15 anos do Expresso Leste, serviço que atende o trecho entre as estações Luz e Guaianases.

Para o mural, intitulado “Rastro Urbano”, James contou com a ajuda de seis funcionários da CPTM  e a parceria do Grupo Brasanitas. James usou uma quantidade considerável de materiais: 100 kg de cimento, 50 kg de argamassa, 20 kg de areia, 10 pincéis, entre outros.  A ideia, segundo o artista, veio do escultor norte-americano David Smith que, em 1962, utilizou funcionários de uma antiga fábrica italiana para realizar uma obra no festival de artes daquele ano.

Música e dança

Abrindo a festa de comemoração dos 15 anos do Expresso Leste, entre 12h30 e 14h30, haverá apresentações de dança e da banda Fanfarra da Obra Social Dom Bosco, atração musical que utiliza instrumentos de percussão e sopro, além de performances circenses e de ginástica rítmica.

Esses artistas fazem parte do Centro de Formação e Cultura que atende 1.200 crianças e adolescente com idade de 6 a 17 anos com o objetivo de proporcionar desenvolvimento psicossocial por meio de atividades artísticas.

Já a Fanfarra foi fundada em 2002 pelo atual diretor presidente, Padre Rosalvino, uma importante liderança comunitária da região. O grupo já ganhou vários prêmios e é tricampeão nacional de bandas e fanfarras.

Logo após as apresentações do Centro, às 15h, subirá ao palco o coral Coral da Guarda Civil Metropolitana (GCM). O coro formado pelos integrantes da GCM apresentará um repertório eclético que vai de Gilberto Gil à banda britânica Queen, passando por clássicos do folclore e da música de câmara.

Finalizando os festejos na Estação Dom Bosco, o Sarau Bodega Brasil se apresentará  das 17h às 18h30. Com cordel e trava-línguas, o grupo traz também música, literatura, dança e poesia para o público, tudo comandado pelo mestre de cerimônia Costa Senna.

Exposição

Os usuários também poderão aproveitar o dia de atrações culturais na Estação Dom Bosco para visitar a exposição “Expresso em Tinta”. As telas foram pintadas pela artista Claudia Firmino usando como inspiração os trilhos da CPTM.

Claudia Firmino define a sua obra como uma explosão de cores primárias vibrantes. Ela conta que antes de iniciar os trabalhos fotografou algumas estações e utilizou os ensaios fotográficos de diversos ângulos como inspiração.

Clique aqui para conferir a programação completa do aniversário da CPTM.

Serviço:

Evento: 15 anos do Expresso Leste
Local: Estação Dom Bosco, na Linha 11-Coral
Dia: 27 de maio, quarta-feira

• Evento: Apresentação artística
    Horário: das 12h30 às 14h30
  • Evento: Inauguração mural “Rastro Urbano”

• Evento: Apresentação Coral da GCM

• Evento: Apresentação Sarau Bodega Brasil

• Evento: Exposição “Expresso em Tinta”
    Horário:  das 4h à meia-noite