Notícias

Voltar para Notícias Eventos | 24/04/2017 13:48:18

 

​​​​​Estação Itaim Paulista terá testes gratuitos de HIV e Sífilis​

 Projeto “Fique Sabendo” vai até a população para quebrar o tabu que existe sobre as doenças sexuais e conscientizar o maior número de pessoas sobre os riscos à saúde

Para conscientizar os usuários sobre a importância da prevenção dessas doenças, especialistas em saúde realizarão testes gratuitos de HIV e Sífilis, na próxima terça-feira, 25, das 9h às 16h, na Estação Itaim Paulista, da Linha 12-Safira (Brás – Calmon Viana). O atendimento será feito em um trailer estacionado ao lado da estação e quem passar pelo local poderá fazer o teste, conhecer o resultado e receber o aconselhamento necessário.

A ação é resultado de uma parceria da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) com a Secretaria de Saúde, por meio do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) Doutor Sergio Arouca, que atende o bairro Itaim Paulista, na zona leste, e faz parte do projeto “Fique Sabendo”.

O HIV não apresenta sintomas até evoluir para AIDS e nesse estágio normalmente ocorre perda de peso, febre, fadiga e infecções recorrentes. Já a Sífilis começa com um machucado, indolor, feio, que parece não ser o fim do mundo, mas some sem deixar rastros. Essas são algumas características de doenças sexualmente transmissíveis que vêm se repetindo no Brasil e assustam os órgãos públicos com o número de casos.

Segundo o Departamento Nacional de DST/Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, mais de 730 mil pessoas são portadoras do HIV no Brasil. Desse total, 145 mil não têm o vírus diagnosticado. Desde 2010, quando os hospitais começaram a repassar seus dados sobre as doenças para o Ministério da Saúde foram notificados cerca de 230 mil novos casos de Sífilis e 140 mil do vírus HIV. Entre 2014 e 2015 houve um aumento de 32% nos casos de Sífilis entre adultos e mais de 20% em mulheres grávidas – só para ter uma ideia, em 2015 os números de bebês infectados a cada mil nascimentos chegou aos 6,5. Valor 13 vezes maior do que a Organização Mundial da Saúde (OMS) considera aceitável.

É importante lembrar que o único instrumento de prevenção para essas doenças são preservativos e informações.  A camisinha previne doenças sexualmente transmissíveis, como a Aids, a Sífilis, a gonorreia e alguns tipos de hepatites em qualquer tipo de relação sexual. Embora o preservativo masculino seja o modelo mais conhecido e de uso mais disseminado, as mulheres também têm a opção de utilizar a camisinha feminina.

Os testes para HIV são rápidos, realizados a partir da coleta de uma gota de sangue extraída da ponta do dedo e ficam prontos em apenas 20 minutos.

O exame para Sífilis também é feito em 20 minutos. A doença pode se manifestar em quatro estágios e as pessoas sexualmente ativas devem realizá-lo – principalmente as gestantes, pois a Sífilis congênita pode causar aborto. A Sífilis pode ser curada se for detectada nos primeiros anos (no primeiro e segundo estágio), com o tratamento adequado. Quanto mais rápido for o diagnóstico, mais rápido será o controle da doença.

Para quem não puder realizar a avaliação na estação, basta procurar o CTA mais próximo para diagnóstico.

Serviço
Campanha Conscientização sobre HIV e Sífilis “Fique Sabendo”
Local: Rua Cordão de São Francisco, ao lado da Estação Itaim Paulista, Linha 12-Safira
Data: terça-feira, 25/04
Horário: das 9h às 16h.
Grátis
Tags