Notícias

Voltar para Notícias Eventos | 15/02/2016 11:37:33

 

​​Estação Osasco da CPTM terá “combates” de esgrima

 A modalidade olímpica poderá ser praticada pelos usuários

Os usuários da Estação Osasco, que atende as linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda da CPTM, terão a oportunidade de participar de duelos de esgrima, na tarde desta terça-feira (16). Entre 13h e 16h, o projeto SESC Verão promoverá os combates.
 
A esgrima é originária dos combates antigos com espada, e tornou-se um esporte por volta do século XV. Naquele período muitos duelos eram fatais. A modalidade está presente nas Olimpíadas desde sua primeira edição, em Atenas no ano de 1896.
 
O esporte utiliza três tipos de armas diferentes, sendo elas: espada, florete e sabre. Para que as partidas possam começar os oponentes devem se cumprimentar, caso contrário eles podem ser desclassificados devido a atitude antiesportiva.
 
O que muitos não sabem sobre a esgrima é que as roupas utilizadas na prática eram brancas para facilitar a identificação dos golpes, pois não contavam com os recursos digitais de captação de pontos. Hoje, mesmo com a tecnologia, os uniformes continuam na tonalidade branca.
 
O combate vai além da alegria durante os duelos, sua prática constante auxilia nos reflexos, na flexibilidade e na coordenação motora.
 
SESC Verão 2016
 
As modalidades de esporte deste ano foram inspiradas nas Olimpíadas Rio 2016. Questões como a possibilidade de qualquer espaço poder se tornar um local de prática esportiva, a importância da inclusão “na agenda” de tempo para a atividade física e o fato de que esporte não tem idade, podendo ser praticado por todos, são alguns dos preceitos que inspiraram esta edição.
 
Além de promover uma atividade prazerosa e que melhora a qualidade de vida, o projeto propõe a integração das pessoas ao desenvolver uma cultura dentro de um ambiente saudável. Desde 2012, o projeto Sesc Verão destaca o “Esporte para Todas as Idades”, realizando atividades nas estações da CPTM, que estão localizadas no entorno de suas instalações.
 
Confira a programação deste mês na Estação Osasco:
 
16/02 – Esgrima, das 13h às 16h
Práticas da modalidade por meio de jogos e brincadeiras.
 
26/02 – Air Track, das 13h às 16h
Atividade realizada em uma pista inflável, própria para saltos e acrobacias da ginástica artística em segurança.
Tags