Notícias

Voltar para Notícias Eventos | 08/09/2016 16:39:55

 

​Estação Pinheiros recebe instalação sobre imigrantes com fotos de usuários

 Ação em parceria com o Museu da Imigração propõe a ideia de que todos podem ter raízes em lugares distantes de onde vivem atualmente

Durante a próxima semana, de 12 a 18 de setembro, os usuários da Estação Pinheiros, na Linha 9-Esmeralda da CPTM, poderão refletir sobre a imigração como um fenômeno não tão distante. Por meio da campanha com a hashtag #AHistóriaContinua, um mural com fotos e frases será instalado e construído a partir de fotografias dos passageiros.

Organizada pelo Museu da Imigração, vinculado à Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, em parceria com a CPTM, a ação aproveita o cenário da estação de trem, local de idas e vindas, embarques e desembarques, para lançar duas perguntas: “de onde você veio?” e “para onde iria?”.

Além de tirar uma foto, que será impressa na hora, quem passar pelo local poderá contar um pouco da história de suas famílias e antepassados. O painel será produzido a partir das informações coletadas nos dias 12 e 13 (segunda e terça-feira), entre 7h e 19h. As fotos formarão um mosaico e serão intercaladas com frases e dados sobre os processos imigratórios no Brasil e no mundo.

De quarta e sexta-feira, das 11h às 19h, um totem eletrônico será instalado no local e produzirá fotos instantâneas dos usuários, que poderão levar a imagem impressa como recordação e também publicá-la nas redes sociais. 

O mural ficará exposto na Estação Pinheiros até domingo, dia 18, das 4h à meia-noite. Além disso, também será disponibilizado em formato digital na internet, para os participantes visualizarem suas fotografias e compartilharem a ação por meio da hashtag #AHistóriaContinua.

O objetivo é estimular a ideia de que todos podem ter raízes em lugares distantes ou estar suscetíveis a mudanças. A instalação será um convite para que as pessoas parem por alguns minutos para se colocar no lugar daqueles que recomeçaram a vida fora de seus países de origem e, a partir dessa reflexão, entendam a processo migratório ocorrido no final do século 19 e os deslocamentos mais recentes, se perguntando “como eu gostaria de ser recebido em outro País?.”

Serviço:

Instalação #AHistóriaContinua
Estação Pinheiros, Linha 9-Esmeralda
De 12 a 18/09, de segunda-feira a domingo, das 4h à meia-noite
Confecção do Mural: 12 e 13/09 (segunda e terça-feira), das 7h às 19h
Totem Eletrônico: 14 a 16/09, (de quarta a sexta-feira), das 11h às 19h
Tags