Notícias

Voltar para Notícias Eventos | 11/09/2015 12:18:36

 

​Estação São Miguel Paulista recebe painel de artista plástica da região

 Doação da obra faz parte das comemorações do aniversário de 393 anos do bairro


A Estação São Migue
l Paulista, que atende a Linha 12-Safira (Brás – Calmon Viana) da CPTM, acaba de ganhar o painel “Capela São Miguel Arcanjo”, da artista plástica Adinéia Batatinha dos Santos. A cerimônia de entrega da obra, que integra as comemorações do aniversário de 393 anos do distrito de São Miguel Paulista, será neste domingo (13/09), às 10h. 
 
A obra é feita em óleo sobre tela, no estilo art pop, e tem extensão de 2,60m de largura e 1,80m de altura. Segundo a artista, há referências ao Padre José de Anchieta, em missão de evangelização, e à miscigenação de raças, entre nordestinos, índios e a população local, o que torna o bairro um grande encontro de culturas. 

Fortalecendo o vínculo da comunidade com a estação de trem, a obra permanecerá na parede próxima do elevador para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Até a quinta-feira (17), outras 13 obras da artista ficarão em exposição no local. 

Tendo como inspiração a capela, Adinéia cria telas que retratam um dos principais símbolos do Bairro desde 2001. A Capela de São Miguel Arcanjo foi construída em 1622, como núcleo principal do bairro, e é conhecida popularmente como “Capela dos Índios”. A construção é tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

A instalação, que passa a integrar o acervo artístico da CPTM, reforça a importância de São Miguel Paulista e da trajetória de Adinéia, que já registrou a construção sob várias perspectivas. 

A parceria com empresas da região, envolvidas com a história de São Miguel Paulista, foram essenciais para o desenvolvimento da obra. Um exemplo é a Companhia Nitro Química Brasileira, que completa 80 anos neste mês. Suas atividades foram responsáveis por grande parte da migração para São Miguel Paulista, desde 1937. Os festejos de aniversário do bairro, realizados pela Subprefeitura de São Miguel, vão de 20 a 22/09, com programação diversificada pelas ruas da região. 

O projeto contou ainda com o apoio da Solução Construtora e Comércio Ltda., Vidros Mafuz e Subprefeitura de São Miguel Paulista.

Serviço:

Evento: Inauguração do painel “Capela São Miguel Arcanjo”
Local: Estação São Miguel Paulista, na linha 12-Safira
Domingo, 13/09, às 10h

Evento: Exposição da artista Adinéia Batatinha dos Santos
Local: Estação São Miguel Paulista, na linha 12-Safira
De domingo, 13/09, a quinta-feira, 17/09

Tags