Notícias

Voltar para Notícias Eventos | 26/07/2017 19:17:04

 

​Estação Suzano terá testes gratuitos de hepatites, sífilis e HIV

 Ação também terá distribuição de preservativos masculinos

​Para lembrar o Dia Mundial de Combate à Hepatite, nesta sexta-feira (28/7), os usuários da Estação Suzano, na Linha 11-Coral, poderão fazer testes gratuitos de HIV, hepatites B e C e sífilis. Também haverá distribuição de preservativos masculinos e panfletos informativos. A ação, que faz parte do Julho Amarelo, será realizada das 10h às 16h.

Realizados em questão de minutos, os testes serão aplicados por uma equipe do SAE/CTA (Serviço de Atendimento Especializado/Centro de Testagem e Aconselhamento) de Suzano. Os especialistas em saúde vão auxiliar tanto na detecção da doença, quanto nos procedimentos nos casos de confirmação do diagnóstico, além de informar sobre prevenção às infecções sexualmente transmissíveis.

As hepatites B e C causam a inflamação do fígado por meio de vírus, uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, além de doenças autoimunes, metabólicas e genéticas. Silenciosas, nem sempre apresentam sintomas, mas quando aparecem podem ser cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados entre outros.

Os vírus das hepatites podem ser contraídos em relações sexuais sem camisinha, da mãe infectada para o bebê durante a gestação, parto ou amamentação. Também podem ser transmitidos por compartilhamento de materiais para uso de drogas (seringas, agulhas, cachimbos), higiene pessoal (lâminas de barbear e depilar, escovas de dente, alicates de unha), tatuagens e piercings.

Assim como as hepatites, o HIV não apresenta sintomas até evoluir para Aids. Nesse estágio normalmente ocorre perda de peso, febre, fadiga e infecções recorrentes. Já a Sífilis começa com um machucado indolor, que some sem deixar rastros. 

Segundo o Departamento Nacional de DST/Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, milhares de pessoas são portadoras do vírus da hepatite e do HIV e não sabem. Por isso, é importante a detecção precoce, já que doenças crônicas causam danos mais graves. 

Mês da luta contra as hepatites virais, o Julho Amarelo foi instituído pela OMS (Organização Mundial de Saúde), em maio de 2010. Na ocasião, o 28 de julho foi escolhido para ser o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais.

Parcerias

A CPTM cede o espaço em suas estações, por onde circulam quase três milhões de pessoas diariamente, para a realização de atividades sociais e culturais, tais como: ações de saúde, serviços de utilidade pública, exposições, apresentações musicais e performances artísticas, entre outros.

Serviço:
Testes gratuitos de HIV, hepatites e sífilis
Local: Estação Suzano, Linha 11-Coral
Data: sexta-feira, 28/07, das 10h às 16h
Grátis

Tags