Notícias

Voltar para Notícias Eventos | 01/08/2016 18:36:43

 

​Estação Tatuapé entra no clima das Olímpiadas com Exposição Fotográfica

 Mostra reúne cerca de 30 fotos de atividades esportivas praticadas por moradores do bairro Vila Nova Cachoerinha

 

No clima das Olímpiadas, a Estação Tatuapé, que atende as linhas 11-Coral e 12-Safira da CPTM, sediará a exposição “Recorte Esportivo nos Olhares Sobre a Cachoeirinha”, a partir desta quinta-feira, dia 4. Os usuários que passarem pela estação Tatuapé poderão conferir os trabalhos dos alunos dos cursos de fotografia “Olhares sobre a Cachoeirinha”, promovido pela Fundação Stickel.

Inspiradas nas Olimpíadas do Rio, que começam oficialmente no dia 5 de agosto, a curadoria de imagens selecionou um recorte das inúmeras atividades esportivas, reunindo cerca de 30 imagens selecionadas entre as participantes das turmas de 2010 a 2015. As fotografias temáticas, capturadas pelas lentes dos alunos-moradores, mostram as práticas esportivas longe dos grandes centros urbanos, no bairro Vila Nova Cachoeirinha, periferia da zona norte de São Paulo.

A consultora de beleza Alcione Andréa de Souza, de 28 anos, integrante da turma de 2015, foi selecionada para esta edição. Ela conta que fez o curso junto com o pai. “Ele sempre gostou de fotografias e, ao ver um jovem clicando na rua, pediu detalhes para o rapaz, que deu uma breve explicação sobre o projeto “Olhares sobre a Cachoerinha”. Logo meu pai fez a inscrição e eu o acompanhei”. Apesar de não trabalhar com fotografia, Alcione observa que a forma de ver seu bairro mudou. “Hoje estou mais atenta aos detalhes, tenho uma nova perspectiva de ver o cotidiano”.

A abertura da exposição terá show do cantor Kacá Novais, que a partir das 13h, apresentará repertório inspirado nos clássicos da MPB. No dia 9, terça-feira, às 12 horas, será a vez do vocalista CH4, agitar o público ao som do rock’n’roll da banda Relize.
 
Sobre o curso

O curso ministrado por Lucas Cruz utiliza a fotografia como alicerce para o desenvolvimento de um olhar mais artístico e atento acerca de detalhes do dia-a-dia de cada aluno. Como resultado, após quatro meses de trabalho, os participantes reúnem em seus portfolios uma série de fotos de ruas, casas, objetos e pessoas, dentre outros cliques inspirados na região em que vivem. Desde novembro de 2015, exposições das diversas turmas do curso estão circulando por estações da CPTM. 

 
Serviço
Exposição “Recorte Esportivo nos Olhares Sobre a Cachoeirinha”
Local: Estação Tatuapé CPTM (Linhas 11- Coral e 12-Safira)
Período: de 4/08 a 1/09
 
Apresentações Musicais: 
Kacá Novais: 4/08, quinta-feira, às 13h 
Banda Relize: 9/08, terça-feira, às 12h 
Tags