Notícias

Voltar para Notícias Eventos | 28/08/2019 15:27:32

 

Estação Barra Funda recebe ação de conscientização sobre o combate ao fumo​

 Ação acontece nesta quinta-feira (29), das 10h às 15h

Em apoio ao Dia Nacional de Combate ao Fumo celebrado em 29 de agosto, os passageiros que utilizam a Estação Palmeiras-Barra Funda, que atende as linhas 7-Rubi e 8-Diamante, terão a oportunidade de receber orientações sobre os males causados pelo tabaco, nesta quinta-feira.

Das 10h às 15h, técnicos do Cratod (Centro de Referência de Álcool, Tabaco e outras Drogas) e do Centro de Vigilância Sanitária, da Secretária de Estado da Saúde de São Paulo, realizarão testes de monoxímetro, que mede o nível de carbono no pulmão. 

Além da abordagem sobre os malefícios do tabaco, os técnicos também darão informações sobre outras formas de consumo, como narguilé e cigarro eletrônico. Os passageiros receberão folders informativos. Vale lembrar que o tabagismo aumenta as chances de câncer de pulmão, infarto e enfisema pulmonar entre outros

Dados divulgados pelo Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico), em 2018, revelam que o total de fumantes, com 18 anos ou mais no Brasil, é de 9,3%, sendo 12,1 % homens e 6,9% mulheres. 

O Dia Nacional de Combate ao Fumo é celebrado em 29 de agosto. A data foi instituída em 1986 pela lei nº 7.488, com o objetivo de conscientizar e mobilizar a população sobre os riscos decorrentes do uso do cigarro. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o tabagismo é a principal causa de morte evitável no planeta, sendo considerado, portanto, um problema de saúde pública. 

Ações de Saúde e Bem-estar

A iniciativa é realizada pela Secretaria de Estado da Saúde e tem o apoio da Secretaria dos Transportes e da CPTM, que abre espaços em suas estações para a realização de atividades ligadas a promoção da saúde e bem-estar dos passageiros, incentivo à leitura, mostras artísticas, exposições, apresentações e manifestações culturais de artistas e instituições parceiras.  

Serviço:

Dia Nacional de Combate ao Fumo 
Local: Estação Palmeiras-Barra Funda (linhas 7-Rubi e 8-Diamante)
Data: quinta-feira, 29/8 
Horário: Das 10h às 15h
Grátis para passageiros 

Tags