Notícias

Voltar para Notícias Eventos | 17/07/2019 18:21:38

 
Estação Brás recebe inscrições para mutirão da catarata 

 Cadastramento poderá ser feito até o dia 12/8, de segunda a sexta, das 9h às 17h

Quem utiliza a Estação Brás, que atende as linhas 10-Turquesa, 11-Coral e 12-Safira, poderá fazer a partir desta quinta-feira (18) a pré-inscrição para o mutirão da catarata. Até o dia 12/8, o posto de cadastramento estará à disposição do público de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. 

O serviço é destinado aos passageiros que residem na capital de São Paulo. Realizado pelo Instituto São Paulo de Ação Voluntária, o projeto “Mutirão de Cirurgia da Catarata” completa 17 anos, com mais de 20 mil cirurgias gratuitas realizadas neste período.

A catarata é a perda da transparência do cristalino. O envelhecimento natural das células do cristalino é a causa mais comum da doença, embora haja outras causas como hereditariedade, traumatismo, doenças sistêmicas, congênitas medicamentos e infecções oculares. Em geral, os primeiros sinais da doença surgem depois dos 60 anos. 

Não há nenhum método capaz de evitar ou prevenir a catarata. O único tratamento eficaz conhecido é a intervenção cirúrgica. O seu aparecimento não pressupõe a necessidade imediata de operação. Algumas cataratas são lentas e outras progridem com mais rapidez. Entretanto, a redução da visão provocada pela doença só pode ser recuperada com a substituição do cristalino opacificado por um artificial, no caso uma lente intraocular.

A iniciativa conta com o apoio da CPTM, que abre espaços em suas estações para atividades ligadas à promoção da saúde e ao bem-estar dos passageiros, e também ações culturais de artistas e instituições parceiras.   

Serviço:

Campanha de Cadastramento para Mutirão da Catarata
Estação: Estação Brás (Linhas 10-Turquesa, 11-Coral e 12-Safira)
Período: de 18/7 a 12/8, de segunda a sexta-feira
Horário: das 9h às 17h
Grátis para passageiros

Tags