Notícias

Voltar para Notícias Prestação de Serviços | 25/04/2016 18:18:39

 

​​​​​​Estação Brás recebe inscrições para cirurgia de catarata

 Dificuldades visuais provocadas pela opacidade do cristalino poderão ser detectadas em triagem que será realizada em posto instalado no Espaço Cultural da CPTM

A Estação Brás da CPTM será um dos postos de inscrição para o 17º Mutirão de Cirurgia da Catarata, ação que visa avaliar a necessidade para exames de acuidade visual.  De 25 de abril a 25 de maio, de segunda a sexta-feira, das 9 às 19 horas, dois voluntários treinados pelo Instituto São Paulo de Ação Voluntária, organizador da ação, prestarão esclarecimentos sobre a doença que provoca perda da transparência do cristalino. 

Realizada há 15 anos, a campanha gratuita é aberta para pessoas com mais de 50 anos e que tenham dificuldades para enxergar. Após o período de pré-inscrição, os interessados receberão atendimento oftalmológico, cuja data e local serão informados posteriormente.

A doença 
A catarata provoca o embaçamento do cristalino, uma parte do olho que era transparente e que funciona como uma lente que ajuda as imagens a se tornarem nítidas. Quando ele fica totalmente embaçado, provoca a cegueira. O processo de perda de visão pode demorar anos ou meses e atinge um ou os dois olhos. A enfermidade afeta mais de 46 milhões de pessoas e é considerada pela Organização Mundial de Saúde a maior causa de cegueira reversível do mundo. 

Serviço
Evento: Mutirão da Cirurgia da Catarata
Local: Espaço Cultural da Estação Brás da CPTM
Período: 25/04 a 25/05, de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h 
Tags