Notícias

Voltar para Notícias Eventos | 27/01/2020 17:21:14

 

Campanha de conscientização contra a hanseníase é destaque ​da Estação Itaim Paulista

 A ação faz parte do Janeiro Roxo, mês de conscientização sobre a doença

A Estação Itaim Paulista da CPTM, na Linha 12-Safira, terá ação de conscientização contra a hanseníase nesta terça-feira (28/1). O objetivo é informar os passageiros sobre como identificar a doença e encaminhar casos suspeitos para a UBS Júlio Gouveia, localizada no mesmo bairro.

Para ajudar na divulgação e atrair o interesse de quem estiver passando, uma equipe da Prefeitura de São Paulo, formada por enfermeiros e auxiliares, usará um manequim com manchas pelo corpo e um megafone para falar sobre os sinais e sintomas da doença.
 
Conhecida antigamente como lepra, a hanseníase é uma doença crônica e pode ser transmitida de um indivíduo para outro quando a pessoa infectada não faz o tratamento adequado. A enfermidade atinge principalmente a pele e os nervos próximos à superfície dos tecidos, podendo ocasionar lesões. A falta de informação ainda é decorrente de muito preconceito.
 
Atualmente, o Brasil é o segundo país com maior número de novos casos de hanseníase por ano. Em 2018, foram quase 30 mil pessoas infectadas, segundos dados do Ministério da Saúde. O tratamento é oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e não é necessário a internação.
 
Ações de Saúde e Bem-estar
 
A iniciativa é realizada com o apoio da CPTM, que abre espaços em suas estações para a realização de atividades ligadas a promoção da saúde e bem-estar dos passageiros, incentivo à leitura, mostras artísticas, exposições, apresentações e manifestações culturais de artistas e instituições parceiras. 
 
SERVIÇO

Ação de Saúde – Campanha contra hanseníase  

Local: Estação Itaim Paulista (Linha 12-Safira)
Data: terça-feira, 28/01
Horário:  das 9h às 17h
Grátis para passageiros 
Tags