Notícias

Voltar para Notícias Eventos | 09/09/2016 14:21:53

 

​Estação Palmeiras-Barra Funda recebe exposição multimídia sobre Holocausto 

 



O Holocausto será tema de uma exposição multimídia que desembarcará na Estação Palmeiras-Barra Funda da CPTM, que atende as linhas 7-Rubi e 8-Diamante, na quarta-feira, dia 14, a partir das 12h. Na abertura do evento, estarão presentes Rita Braun, Nanette Blitz Kongi e André Reisler, sobreviventes da perseguição nazista que moram Brasil. 

A Mostra “Jamais Esquecidos – Holocausto” exibirá painéis fotográficos, cenários, instalações, vídeos e músicas, permitindo aos visitantes caminhar pela memória e sentir o que foi o Holocausto. O genocídio e os conflitos étnicos representam o fio condutor da exposição, demonstrando que a discriminação, a intolerância, o preconceito de credos, de raças e o ódio marcaram a história recente do mundo.

Entretanto, ao mesmo tempo em que apresenta um ambiente de terríveis acontecimentos, a exposição retrata a capacidade de superação do ser humano e o retorno à vida após subsistir a situações adversas. O objetivo principal é sensibilizar as futuras gerações para que acontecimentos como o genocídio dos judeus nunca mais volte a acontecer.  

A tolerância entre os homens é hoje uma imposição urgente. Com esse olhar, a mostra estimula os visitantes a refletirem sobre a necessidade de convivência pacífica em uma sociedade marcada por diferenças étnicas, religiosas, políticas e de nacionalidade. A mensagem final é de esperança e de vigília contra qualquer forma de discriminação.

Em cartaz até o dia 28 de setembro, a exposição terá monitores especializados para dar informações aos visitantes. O horário de visitação será das 12h às 21h, de segunda a sexta-feira, e das 12h às 17h, aos sábados e domingos. A entrada é gratuita para os usuários da CPTM.

A curadoria de “Jamais Esquecidos – Holocausto” é da Special Books Brasil, empresa especializada na organização de exposições culturais e projetos educacionais, que também edita Livros de Arte Fotográfica. A exposição na Estação Palmeiras-Barra Funda é resultado da parceria com a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), que permitirá a milhares de usuários um contato mais próximo com essa triste página da história da humanidade.

Holocausto
A palavra holocausto é de origem grega holos (todo) e kaustro (queimado) e significa “Sacrifício pelo fogo”. Trata-se de um dos massacres mais hediondos da história, praticado na Alemanha, durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Sob o comando de Hitler, milhares de judeus, ciganos e perseguidos políticos entre outros tiveram suas vidas ceifadas em campos de concentração.

Em 1933, a população judaica europeia era composta por mais de nove milhões de pessoas. Nove anos depois, em 1945, os alemães e seus colaboradores haviam assassinado aproximadamente dois entre cada três judeus europeus através da operação denominada "solução final". 


Serviço: 

Exposição: Jamais Esquecidos – Holocausto 
Data: de 14 a 28/09 
Horário: de segunda a sexta-feira, das 12h às 21h; sábados e domingos, das 12h às 17h 
Local: Estação Palmeiras-Barra Funda da CPTM (Linhas 7-Rubi e 8-Diamante)
Grátis para usuários da CPTM
Tags