Notícias

Voltar para Notícias Eventos | 07/11/2018 14:07:12

 

​Estação Santo André terá ação de saúde nesta quinta (8)

 Das 14h às 17h haverá medição da pressão arterial

Nesta quinta-feira (8/11), das 14h às 17h, os usuários que passarem pela Estação Santo André, na Linha 10-Turquesa, poderão aferir a pressão arterial gratuitamente e receber orientações de um farmacêutico sobre o uso correto de medicamentos. 

A hipertensão é uma doença crônica que acomete 25% dos brasileiros e causa cerca de 300 mil mortes anualmente no país, segundo dados do Ministério da Saúde. Ela ocorre quando os níveis da pressão sanguínea nas artérias está elevado, fazendo com que o coração tenha que realizar um esforço maior para distribuir o sangue pelo corpo. 

A doença não tem cura, mas pode ser tratada e controlada. A única maneira de diagnosticar a condição é aferindo a pressão regularmente. Pessoas acima de 20 anos devem realizar a medição uma vez por ano. Se houver hipertensos na família, a avaliação deve ser realizada no mínimo duas vezes ao ano.

Cerca de 40% dos infartos, 80% dos derrames e 25% dos casos de insuficiência renal terminal são decorrentes da hipertensão. Seus principais sintomas incluem dores na cabeça, no peito, tonturas, zumbido no ouvido, fraqueza, visão embaçada e sangramento nasal. 

Aproximadamente 90% dos casos de pressão alta são herdados geneticamente dos pais. Entretanto, fatores como a obesidade, o estresse, o colesterol alto e o sedentarismo, além dos hábitos de fumar, consumir bebidas alcoólicas e elevados níveis de sal, também contribuem para o desenvolvimento da doença. 

Ações de Saúde e Bem-estar

A iniciativa é realizada com o apoio da CPTM, que abre espaços em suas estações para a realização de atividades ligadas a promoção da saúde e bem-estar dos usuários, incentivo à leitura, mostras artísticas, exposições, apresentações e manifestações culturais de artistas e instituições parceiras.  

Serviço:

Ação de saúde
Local: Estação “Prefeito Celso Daniel” Santo André (Linha 10-Turquesa)
Data: quinta-feira, 8/11
Horário: das 14h às 17h
Grátis 


Tags