Notícias

Voltar para Notícias Eventos | 09/05/2018 15:18:19

 

​​Estação da Luz recebe mostra fotográfica sobre projetos arquitetônicos

 "O Espaço Criado pela Luz" reúne imagens clicadas por alunos do curso de fotografia de arquitetura

 Yanca 1540.jpg 
    Yanca de Almeida Silva           ​ 
​​
A Estação da Luz, que atende às Linhas 7-Rubi e 11-Coral, recebe a exposição “O Espaço Criado pela Luz”, a partir deste sábado (12/5). A mostra fotográfica reúne cerca de 45 imagens registradas por 13 alunos do curso de Fotografia da Arquitetura, ministrado pela fotógrafa Ana Mello. A curadoria e montagem da exposição é assinada pela Fundação Stickel. 

A fotografia de arquitetura é considerada por muitos como uma área mais técnica desse universo da reprodução de imagens, já que procura representar as construções e a cidade ao nosso redor através de uma fotografia 2D, assim como são os desenhos técnicos de arquitetura. 

No entanto, a cultura e a vivência de cada indivíduo, somados ao estudo da técnica, podem mostrar, com qualidade, um mesmo espaço através de diferentes olhares. Neste curso fala-se um pouco da fotografia de arquitetura, das diferentes formas de representá-la e qual a importância desta imagem na compreensão da vida das pessoas.
Silvia-20170904_160530[1].jpg

O curso Fotografia da Arquitetura foi promovido pelo CAU/SP (Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo), através de um edital de fomento cultural para publicação do livro "Adolf Franz Heep: um arquiteto moderno".

A exposição também conta com o apoio do Poieses (Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura) e da CPTM, que abre espaços em suas estações para mostras de arte, exposições, apresentações e manifestações culturais de artistas e instituições parceiras.   

 Silvia Dutra de Faria

Sobre o curso
O curso de Fotografia da Arquitetura “O Espaço Criado pela Luz” foi ministrado pela fotógrafa Ana Mello, na Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha durante o segundo semestre de 2017. No total foram 12 encontros, totalizando 36 horas de aprendizado. Durante o curso, visitas ao Parque da Juventude, a Pinacoteca, a Praça das Artes e o Centro de São Paulo, serviram de cenário para os cliques dos alunos.

Fundação StickelPaloma-20170928_133047-01.jpg
Organização sem fins lucrativos, a Fundação Stickel promove a inclusão social, cultural e econômica por meio da arte,atuando com pessoas e comunidades com altos índices de vulnerabilidade social.  Para tanto, promove atividades culturais diversas nos campos da pintura, desenho, cinema, fotografia e literatura, por meio de exposições, cursos, oficinas, ações, edição e distribuição gratuita de livros, dentre outras ações que envolvem a arte educação.

 
Serviço:​                                                                              Paola das Neves Escarabote 
Exposição “O Espaço Criado pela Luz”                                                                                      
Local: Estação da Luz (Linhas 7-Rubi e 11-Coral) 
Período: diariamente, de 12/05 a 03/06
Grátis para usuários
Tags