Notícias

Voltar para Notícias Prestação de Serviços | 05/12/2019 17:35:34

 

​Estações Vila Aurora e Franco da Rocha estão ornamentadas para o Natal

 Árvore de Natal, bonecos de neve e lareira natalina dão o clima na CPTM

A decoração natalina das estações Vila Aurora e Franco da Rocha, na Linha 7-Rubi (Brás – Jundiaí), está agradando os passageiros que não têm poupado elogios às equipes da CPTM. Na Estação Vila Aurora uma árvore de quase três metros de altura instalada perto das catracas dá as boas-vindas para o público. Para confeccioná-la, foram usadas mais de 1.200 garrafas PET. Já na Estação Franco da Rocha o destaque é uma acolhedora lareira toda ornamentada com enfeites natalinos.3.JPG

Os líderes da Estação Vila Aurora, Silvia Maria Costa e Ronaldo Florindo Correia, deram vida à árvore de natal gigante. Silvia conta que já havia feito um projeto semelhante, porém menor, em outro local de trabalho e quando comentou com o colega Ronaldo, prontamente ele se propôs a montar a megaestrutura. Com o apoio de toda a equipe que trabalha na estação, eles conseguiram se superar. 

“Tivemos um grande engajamento, até os vigilantes e funcionários da limpeza contribuíram”, relata a Supervisora Geral de Estações, Cristiane Aparecida Felipe. Os materiais começaram ser arrecadados em junho. “Cada um foi juntando as garrafas, mobilizando inclusive os familiares e até o comércio aqui da região”.

A árvore de Natal formada por garrafas pet tem aproximadamente 2,50 metros de altura e sustenta uma imensa estrela de papel laminado com 50 centímetros.  Bonecos de neve feitos com cerca de 400 copinhos descartáveis, um presépio e o outros enfeites na SSO (Sala de Supervisão Operacional) e nas bilheterias completam a decoração. 

Os bonecos são criação da Líder de Estação, Vânia Elisabeth de Oliveira Silva, enquanto a agente de Serviços Operacionais Regina Dias da Rocha decorou as lixeiras e fez outros enfeites.  “A ajuda veio tanto na arrecadação de garrafas, como na limpeza do material reciclado, além é claro da execução de toda a decoração”, explica Líder de Estação Vânia.

“Os passageiros já entram na estação sorrindo”, observa a Líder Silvia. “Ninguém passa indiferente diante dessa imensa árvore. Isso nos aproximou mais dos passageiros”, completa. Para a Líder Vânia, ações como essa humanizam a empresa e fazem com que as pessoas que utilizam o transporte ferroviário diariamente olhem para a CPTM com outros olhos. “A gente tem esse contato mais afetuoso e quem entra aqui passa a nos ver de outra forma, além da função de prestadores de serviço”. 

As manifestações dos passageiros não se resumiram à elogios presenciais. Muitos parabenizaram a estação através dos meios oficiais de atendimento. “Teve gente elogiando o cuidado que tivemos com a comunidade e a questão da sustentabilidade”, revela Vânia. 
1.JPG“Sempre falo que são 1.200 garrafas a menos no meio ambiente. Essas garrafas foram usadas e recolhidas dos locais onde tínhamos oportunidade de pegar. Todas foram lavadas e secadas. A intenção foi mostrar às pessoas que as embalagens PET também podem ser utilizadas para outras funções. Quando chegam perto, ninguém acredita que é feita de PET”, destaca Silvia. 

Desde que ficou pronta a decoração, muitos passageiros param para tirar fotos. A líder Silvia revela que se deparou com uma passageira que a emocionou. “Ela perguntou quem havia feito a montagem. Quando expliquei que tinha sido eu, com a ajuda de todos os colaboradores, ela me abraçou e falou: que mãos de fada você tem! Eu estava tão triste, cheia de problemas. Como é bom ver algo tão bonito assim”. 

Em Franco da Rocha o entusiasmo e reconhecimento dos passageiros também tem motivado a equipe que atua na estação. Aproveitando parte da decoração natalina do ano passado, os colaboradores se uniram e criaram uma linda lareira.

“Cada um, dentro de suas possibilidades e talentos, trouxe um enfeite, uma ideia e muita boa vontade para contribuir com a decoração”, revela a supervisora da Estação Françoise Vasconcelos que organizou a ornamentação da estação.

Ela abriu espaço para a criatividade e envolveu a equipe em todo o processo, incluindo o Líder de Estação Astrogildo Rodrigues, os agentes de serviço Delvina Bonfim, Cláudia Silva, Juliana de Araújo, Edivânia Nunes, Robinson Ertl e Rogério Viana. Cada um, dentro de suas possibilidades e talentos, trouxe enfeites, ideias e muita vontade para contribuir com a decoração. decor.JPG

“Muitas pessoas param para tirar fotos. Elas chegam inicialmente de forma tímida, mas depois com bastante naturalidade fazem suas poses e tiram suas selfies. Soubemos que várias postaram as fotos nas redes sociais”, diz orgulhosa Françoise.

“Esta ação nos mostra que o pouco que se faz muda de alguma forma o dia das pessoas, substituindo a aspereza da rotina pela beleza desta época do ano. Neste trabalho mostramos um pouco das pessoas que trabalham, pois são elas que realmente abrilhantam e fazem diferença, não só no natal, mas durante todo o ano”, conclui a supervisora.
Tags