Notícias

Voltar para Notícias Eventos | 27/06/2016 16:37:39

 

​​​​​Estações da CPTM recebem apresentações de forró 

 Projeto 'Espalha Brasa' começa na Estação Brás no Dia de São Pedro, 29 de junho

Trio-Amizade.dentro-do-textojpg.jpg 

Aproveitando o mês das festas juninas, começam nas estações da CPTM apresentações de forró tradicional, do projeto “Espalha Brasa” para alegrar as tardes dos usuários.

O primeiro evento que prestigiará as canções ligadas a cultura nordestina acontecerá nesta quarta-feira (29/06), Dia de São Pedro, um dos santos do “São João”, na Estação Brás da CPTM, que atende as Linhas 10-Turquesa, 11-Coral e 12-Safira. O Trio Amizade e a cantora Bernadete França farão os shows, às 16h30 e às 18h, respectivamente.

As próximas estações que receberão os shows são Santo Amaro (Linha 9-Esmeralda) no dia 27 de julho e Tatuapé (linhas 11-Coral e 12-Safira) no dia 31 de agosto. Ao todo, serão 24 trios que farão apresentações gratuitas para os usuários da CPTM, sempre às 16h30 e às 18h.

O Trio Amizade foi fundado por Nonato Araripe em 2012 e surgiu no cenário forrozeiro na Zona Leste de São Paulo. Nonato (triângulo, percussão e back vocal), Geraldo Brito (sanfona e vocal) e Maurinho Sorriso (zabumba e vocal) formam o trio que que mais participa do Carnaval de São Paulo.Bernadete França1.jpg

A cantora Bernadete França nasceu em Rio Tinto, no estado da Paraíba. Aos seis anos de idade, cantou sua primeira música, o xote 'O Cheiro da Carolina' de Luiz Gonzaga. Com o acordeonista Walldo Lima apresenta o show Tributo a Marinês: a Rainha do Xaxado. Neste ano, recebeu convite do diretor musical Paulo Fedato e do produtor Renato Figueiredo gravou a música "Frevo Mulher" para a novela Escrava Mãe, da Rede Record de Televisão.

O projeto “Espalha Brasa” 

Idealizado por Zé Geraldo, produtor cultural, pesquisador e radialista, o projeto surgiu para resgatar, preservar e divulgar o forró tradicional por meio de shows gratuitos, debate, programas de rádio e da 'Forroteca Espalha Brasa', novo projeto de estímulo à leitura em bibliotecas que mescla forró com literatura.

O projeto é patrocinado pela Prefeitura de São Paulo através do Programa VAI (Valorização de Iniciativas Culturais), que tem o objetivo de apoiar financeiramente atividades artístico-culturais na cidade, fomentando e desenvolvendo o segmento cultural e, por consequência, oferecendo aos cidadãos novos horizontes.

Ao longo dos últimos anos o Espalha Brasa já realizou ações com os nomes mais importantes do forró tradicional, como Edson Duarte e Tiziu do Araripe em temporada no SESC, Anastácia, Trio Nordestino, os 3 do Nordeste, Trio Sabiá, dentre outros.


Serviço:

Projeto “Espalha Brasa” na Estação Brás da CPTM
Dia 29 de junho
- Trio Amizade, às 16h30
- Bernadete França, às 18h

Próximas Estações:
27/07 – Santo Amaro
31/08 – Tatuapé


Tags