Notícias

Voltar para Notícias Eventos | 26/04/2016 18:47:49

 
​Exposição “Olhares sobre a Cachoeirinha” está em cartaz na Estação Suzano

 Cerca de 60 fotografias retratam a vida dos moradores da Vila Nova Cachoeirinha

A Estação Suzano, que atende a Linha 11-Coral (Luz – Estudantes), recebe a exposição fotográfica "Olhares Sobre a Cachoeirinha". Até o dia 20 de maio, os usuários que passarem pelo local podem conferir a mostra coletiva, que é resultado do trabalho desenvolvido pelos alunos do curso de fotografia ministrado pelo publicitário Lucas Cruz. 

As imagens retratam o olhar dos alunos sobre o bairro Vila Nova Cachoeirinha, localizado na zona Norte da capital paulista, capturando cenas do dia a dia dos moradores.  As fotos clicadas pelo estudante Lucas Borges, 24 anos, estão entre as selecionadas para a mostra. “Retratar meu bairro foi uma missão de redescoberta, me fez rever o lugar onde eu morava, olhar novamente para tudo e para todos”, observa o jovem.

Hildebrando Monteiro, 38, que participou do curso em 2013, ressalta que apesar de não trabalhar como fotógrafo profissional, a formação o ajudou a desenvolver seu trabalho no Mirage, grupo de pesquisa em culturas visuais e experimentações geográficas da USP. “A partir do curso comecei a ter um olhar filosófico sobre a imagem e sobre meu próprio trabalho”, comenta o pesquisador.

Destinado a pessoas acima de 16 anos, o curso é realizado pela Fundação Stickel, organização sem fins lucrativos que promove a inclusão social, cultural e econômica por meio das artes visuais, atuando com pessoas e comunidades nos bairros Brasilândia e Vila Nova Cachoeirinha. Em 2009, a Fundação Stickel criou o projeto Contrapartida, que deu origem aos cursos de fotografia. Desde então, quase 160 alunos frequentaram as oito turmas formadas pela instituição.

Com o propósito de apoiar e difundir a arte popular, a CPTM abre espaços em suas estações para mostras de arte, exposições, apresentações e manifestações culturais de artistas e instituições. Neste ano, a exposição já esteve na Estação Primavera-Interlagos, na Linha 9-Esmeralda.  Em 2015, foi a Estação Grajaú que recebeu a coletiva dos alunos do curso de fotografia, na época ministrado pelo arquiteto Arnaldo Pappalardo.

Evento
 
Exposição Fotográfica Coletiva “Olhares sobre a Cachoeirinha”
Até 20 de maio
Local: Estação Suzano-Linha 11-Coral
Tags